Presidente da Câmara pautará terça-feira projeto que reduz ICMS dos combustíveis e energia
Compartilhe

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que pautará na terça-feira (24) o projeto de lei que reduz a alíquota do ICMS dos combustíveis, energia elétrica e transporte coletivo para no máximo 17%. Hoje os Estados são livres para definir o valor. “Esse plenário terá a oportunidade de realmente dar um passo decisivo para contribuir com o abuso dos impostos no que se refere a telecomunicações, energias, combustíveis e transportes”, afirmou.

Em plenário, Lira afirmou que fará reuniões com os partidos de oposição, às 8h, e governistas, às 12h, de terça-feira para tratar do tema. Na noite desta quarta-feira (18), a Câmara aprovou requerimento de urgência ao projeto em votação simbólica.

O projeto do deputado Danilo Forte (União-CE) enquadra alguns bens e serviços, como água, combustíveis e energia, como bens de primeira necessidade no Código Tributário Nacional. Com isso, terão alíquota máxima de ICMS de 17%. Cada Estado tem autonomia para aplicar a alíquota que achar adequada e muitos cobram acima de 30% nos combustíveis e energia.

Lira disse que organizará “republicanamente” uma saída para combater a inflação e que buscará apoio do Judiciário, do Executivo e da sociedade à proposta. “Aí vamos ver num debate altivo a participação da Câmara, do Senado e de outros Poderes para que a gente desonere e diminua os impostos sobre esses setores que se tornaram essenciais, emendando uma lei de 1966. Aí teremos uma real clareza de quem quer diminuir preço de combustível, energia, transporte e telecomunicações no Brasil”, afirmou.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.