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08 de Setembro de 2017 – 03h11 horas / SETCESP

Abastecer grandes centros urbanos não é tarefa fácil e em São Paulo não poderia ser diferente, já que a cidade está entre as dez mais populosas do planeta com mais de 20 milhões de habitantes, segundo relatório “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo” do Centro de Estudos Urbanos do EUA, de 2016.


E para o Transporte Rodoviário de Cargas, que hoje é responsável por mais de 60% de tudo que é distribuído no país, esse é um problema enfrentado diariamente, já que as legislações de controle de tráfego dos caminhões, o tamanho dos veículos, horário de carga e descargas possuem normas divergentes e conflitantes na Região Metropolitana de São Paulo, que geram autuações, improdutividade, trânsito entre outras mazelas, o que prejudica a mobilidade e consequentemente o abastecimento desses municípios.


Para minimizar esse difícil cenário o SETCESP tem trabalhado junto às prefeituras da região para unificar essas regras, visando ter um veículo padrão que se aproxime das condições dos viários dos centros urbanos, que seja menos poluente e tenha pouco impacto no trânsito como o VUC com 7,20 metros de comprimento, que possa operar sem qualquer restrição para abastecer as cidades; que os horários de restrição aos caminhões maiores seja único em todas as praças e que haja áreas de carga e descarga suficientes para as operações.


Neste sentido, foi realizado o lançamento, no dia 23 de agosto, de um Caderno Técnico de Restrições de Circulação na Grande Região Metropolitana de São Paulo, que já está disponível para download para todos os transportadores. O material elaborado pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga em parceria com a entidade pesquisou 57 municípios, dos quais 26 possuem algum tipo de restrição à circulação de caminhões ou carregamento/descarregamento de cargas. Estas restrições foram classificadas em 4 tipos: as zonas de máxima restrição, as vias estruturais restritas, os rodízios e as restrições nas zonas residenciais.


O SETCESP, usando esse material como embasamento teórico no trabalho junto às prefeituras espera, em breve, trazer grandes novidades para os transportadores de São Paulo.


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