Compartilhe
16 de Janeiro de 2015 – 04h43 horas / Luiz Marins

A revista THE ECONOMIST na edição de 20 de dezembro de 2014, publicou um artigo muito interessante chamado “Em busca do tempo perdido: Por que todo mundo é tão ocupado?”

São muitas as razões para essa sensação. Desde o excesso de informação com o advento da internet – sites, e-mails, blogs, Youtube até a expansão das redes sociais – WhatsApp, Twitter, Facebook, etc.

Em 1930, o famoso John Maynard Keynes, disse que seus netos não iriam trabalhar mais que três (03) horas por dia e assim mesmo se quisessem, isso por causa do progresso e da tecnologia que faria com que máquinas fizessem a maior parte do trabalho à época feito manualmente – máquinas de lavar, de secar, lava-louças, automóveis mais velozes, telefones mais avançados, tudo isso levaria o homem a ter um tempo ocioso muito grande e esse seria o grande problema do final do século XX. É claro que ele errou!

Hoje, com todo o progresso e toda a parafernália tecnológica que temos parece que o tempo acabou. Em vez de usarmos a tecnologia a nosso favor – tendo mais tempo livre – o homem parece ter usado a tecnologia para fazer muito mais coisas a cada minuto que sobrava e consumir mais, principalmente nas grandes cidades onde só o deslocamento para ir e voltar do trabalho toma muitas horas de cada dia.

Além disso os smartphones nos fizeram estar à disposição do trabalho quase 24 por dia. Vivemos como frangos de granja – plugados dia e noite para produzirmos mais e toda a teoria da civilização do lazer parece ter ido para o buraco. Segundo pesquisas americanas e europeias, nunca se trabalhou tanto e nunca se dormiu tão pouco.

Populações  estressadas, privadas até do sono fazem uma sociedade doentia.
Assim, a busca do equilíbrio entre trabalho-família, vida pessoal e vida profissional caberá cada vez mais a cada um de nós que temos nos reeducar para não vivermos como eternas presas do consumismo desenfreado que exigirá cada vez mais trabalho, para ganhar mais dinheiro e consumir mais. Será, igualmente, um enorme desafio para nossa sociedade nos próximos anos, pois é preciso encontrar formas de vida mais saudáveis e equilibradas, até mesmo para preservar a saúde física e mental das pessoas e a própria natureza.

Como está o seu uso do tempo? Você vive com equilíbrio? Você tem dormido bem? Onde você pretende chegar com tanta loucura?
Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.