Planejamento é o meio para garantir melhorias nas rodovias
Compartilhe
13 de Junho de 2008 – 10h00 horas / DNIT
Em palestra proferida na reunião do Conselho de Infra-estturura da Confederação Nacional da Indústria – CNI de 10 de junho, o Diretor Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot destacou o esforço da autarquia federal, no sentido de trabalhar com ênfase no planejamento de curto e longo prazo. O objetivo é garantir meios de atuação que produzam resultados duradouros, principalmente na situação das rodovias federais.
Pagot disse que tem sido criticado por não aceitar mais aquele trivial tapa-buraco ou aquelas obras de demandas extemporâneas. “Estamos buscando e insistindo no planejamento. Só assim conseguiremos investir melhor os recursos públicos e garantir a longevidade das obras realizadas,” justificou.
Como fruto desta insistência, segundo ele, a malha rodoviária federal (com 66 mil quilômetros de extensão) receberá agora 2 programas, além de um pequeno (de manutenção), que tem previsão de R$ 750 milhões até 2010. O primeiro é o PIR IV, que é um programa de conserva e manutenção de 2 anos. Com ele o DNIT licita, no momento, 26 mil quilômetros de obras. A previsão é de disponibilizar as obras do programa no último trimestre deste ano. No PIR, o investimento na manutenção varia entre R$ 220 mil e R$ 230 mil por quilômetro.
O outro programa é o Crema, para o qual já foram abertas as licitações para execução de projeto executivo de recuperação de 32 mil quilômetros de rodovias. Nele os contratos são de cinco anos e as intervenções no pavimento são bem maiores, chegando à custar de R$ 500 mil a R$ 700 mil por quilômetro. “Com o prazo máximo de 180 dias para conclusão dos projetos, queremos licitar em setembro as obras para toda a extensão incluída no programa,” informou o diretor.
Através do PIR-IV o DNIT deve investir R$ 4 bilhões até 2010 na manutenção das rodovias. Já com o Crema, a previsão de investimento é de R$ 11 bilhões, sendo que a metade do valor deve ser investido dois primeiros anos.
Segundo o Diretor Geral é justamente planejando suas ações que o DNIT conseguirá evitar obras de última hora nas rodovias, pois com programas bem elaborados e executados as emergências diminuem. Ele informou que a Autarquia está caminhando para um novo perfil mais moderno e com atuação mais efetiva.
Ele lembrou que outros programas executados ao mesmo tempo, garantem ao DNIT a disponibilidade de investir cerca de R$ 10 bilhões por ano. Dentre eles, mencionou o PPI (projeto piloto de investimento), que conta com recursos do superávit primário e o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que recebeu os recursos do PPI mais os da CIDE. “O PAC já é um programa de planejamento e gerenciamento conduzido de maneira muito positiva pela Ministra Dilma Roussef, por meio de seu grupo de trabalho, fazendo acompanhamento exemplar e ajudando a resolver possíveis problemas nos contratos”, concluiu Pagot.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.