Petrobras reajusta preço do diesel
Compartilhe
13 de Julho de 2012 – 10h00 horas / Diário do Nordeste – CE
A Petrobras anunciou reajuste de 6% no preço do diesel nas refinarias na noite de ontem, o segundo aumento em menos de um mês. Segundo a companhia, a elevação vale a partir de segunda-feira e o impacto final ao consumidor, na bomba de combustível, será de 4%. A estatal disse, em nota, que o aumento foi definido “levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo“.
O aumento acontece em um momento em que o preço do petróleo tem registrado queda diante do enfraquecimento da demanda global.
Mais cedo, estudo do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) mostrou que a defasagem de preço do diesel vendido pela Petrobras em relação às refinarias dos EUA chegava a 23%, mesmo após o reajuste anunciado no mês passado. No caso da gasolina, a defasagem é de 14,7%.
Defasagem – Os dados foram calculados com base na cotação do petróleo e do câmbio de hoje. “A defasagem do diesel é o grande problema da Petrobras, maior mesmo que o problema da gasolina“, disse o diretor do CBIE, Adriano Pires.
“A economia do Brasil é movida a diesel.“ O combustível é o produto com maior participação no faturamento da Petrobras: cerca de 27% da receita total da estatal, segundo a corretora Planner. Para atender à crescente demanda interna por combustíveis, a companhia importa combustível pelas cotações internacionais e revende a preços mais baixos no país.
De acordo com a corretora, o prejuízo com a defasagem de preços é de R$ 17,4 bilhões por ano.
“Estimamos ainda que esta perda de receita tenha um impacto de R$ 2,4 bilhões no lucro líquido/ano da companhia“, disse a Planner em relatório. Em 25 de junho, a gasolina foi elevada em 7,83% nas refinarias e o diesel, em 3,94%. Para evitar o impacto para o consumidor e não elevar a inflação, o governo decidiu, ao mesmo tempo, zerar a alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre todos derivados de petróleo.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.