Compartilhe
25 de Agosto de 2017 – 02h26 horas / SETCESP

O Transporte Rodoviário de Cargas enfrenta, no exercício de sua atividade, uma série de problemas que comprometem diretamente a eficiência do setor. Dois gargalos velhos conhecidos do TRC são os variados tipos de restrições para veículos de cargas encontradas entre os municípios e também a dificuldade para o abastecimento e distribuição dos insumos nesses grandes centros.


Com o objetivo de debater e encontrar soluções para esses e outros temas é que o SETCESP realiza mais um o Fórum Paulista do Transporte com o tema Mobilidade e Abastecimento Urbano, consolidado evento que reúne centenas de transportadores e especialistas de diversos segmentos da área do transporte para discutir a mobilidade em São Paulo e no Brasil.


Nessa edição, realizada na semana passada na sede do SETCESP, foram abordadas duas questões que vão de encontro diretamente com as necessidades do setor. Uma delas foi o Lançamento do Caderno Técnico de Restrições de Circulação na Grande Região Metropolitana de São Paulo, projeto desenvolvido pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga em parceria com o SETCESP, que mapeou todos os tipos de restrições dos municípios da GRMSP. Esse caderno está disponível para todos em versão digital, o que facilita a operação das transportadoras que estão circulando diariamente por esses locais. O próximo passo em relação as restrições, e que teve como ponto de partida esse mapeamento, é o trabalho do SETCESP para a padronização do tamanho do VUC – Veículo Urbano de Cargas e também dos horários de restrições nesses munícipios.


Outro assunto abordado no Fórum e de extrema importância para o setor é a Pesquisa do Índice de Eficiência no Recebimento, realizada desde 2002 pela Diretoria de Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP. Além de premiar as redes com melhor resultado no IER a pesquisa revelou uma importante queda no tempo médio de entrega por setor de atividade que em 2017 chegou a 2h52 contra 4h27 de 2016.


Essas iniciativas abordadas no Fórum consolidam o trabalho que o SETCESP desenvolve há décadas pelo desenvolvimento, eficiência e produtividade do setor e pela mobilidade urbana. A entidade vai permanecer com o seu trabalho incansável para combater os gargalos do TRC, e que venham as próximas conquistas.


voltar