Pedágios da Castello ficarão até 57% mais baratos
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15 de Janeiro de 2010 – 10h00 horas / Estradas.com.br
À zero hora do próximo domingo, dia 17 de janeiro de 2010, terá início o novo sistema de cobrança nas praças de pedágio da rodovia Castello Branco (SP 280). A reestruturação tarifária faz parte do projeto Cebolão da Castello e proporciona uma diminuição de até 57% nos valores praticados. Assim, o pedágio do quilômetro 33 da Castello Branco, no município de Itapevi (sentido interior), terá a tarifa reduzida em 50%, baixando de R$ 11,20 para R$ 5,60, cobrado apenas no sentido capital-interior. Já nas duas praças da Marginal, (quilômetros 18 e 20), a cobrança passa a ser feita também nas pistas expressas e seu preço reduzido em 57%, baixando dos atuais R$ 6,50 para R$ 2,80, em ambas as praças.
A instalação das praças de pedágio na via expressa da Castelo é polêmica. Em 28 de dezembro, a prefeitura de Osasco obteve na Justiça liminar proibindo a concessionária da rodovia, ViaOeste, de cobrar o pedágio a partir de 1º de janeiro. Dois dias depois, a ViaOeste conseguiu cassar a liminar. O imbróglio foi criado porque as novas praças acabarão com a opção de o motorista não pagar pedágio na rodovia na região de Barueri e Osasco, se trafegar pela pista expressa da Castelo. O governo do Estado argumentava que o fato de haver cobrança apenas para alguns motoristas estava causando “desequilíbrio“ na operação da rodovia. O secretário dos Transportes, Mauro Arce, é a favor da redução geral das tarifas como forma de compensar os motoristas pelas novas instalações.
Em nota divulgada ontem, a pasta chefiada por Arce informou que a reestruturação tarifária permitirá uma melhor distribuição do tráfego entre as pistas marginal e expressa. Hoje, segundo a secretaria, o tempo gasto no trecho entre o km 24 e o km 13 da marginal da Castelo nos horários de pico (das 7 horas às 10 horas e das 17 horas às 20 horas) é de dez minutos. Na pista expressa, os motoristas chegam a levar de 25 a 30 minutos. Com as obras no chamado Complexo Cebolão, diz a ViaOeste, esse tempo será de dez minutos, tanto na marginal como na via expressa.
As mudanças na Castelo incluem a nova ponte de acesso à pista local da Marginal do Tietê, a recuperação de parte da Marginal e a construção do novo trevo de acesso aos municípios de Jandira, Itapevi e Aldeia da Serra, no km 32. As obras foram liberadas para o tráfego no dia 6. O custo do projeto foi de R$ 242 milhões e, segundo o governo, beneficia mais de 2,5 milhões de pessoas. Antes das mudanças nas tarifas, diz a secretaria, uma pesquisa feita com motoristas que utilizam tanto as vias expressas quanto as marginais da rodovia indicou que 82% dos entrevistados eram favoráveis aos novos preços diante da possibilidade de “ganho substancial na fluidez dos veículos com a conclusão das obras do Complexo Cebolão.“

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