Compartilhe
25 de Agosto de 2015 – 05h05 horas / G1

A Avenida Paulista pode ser fechada de forma definitiva para a circulação de veículos a partir do próximo domingo (30). O secretário de Transportes do município, Jilmar Tatto, afirmou nesta segunda-feira (24) que a decisão técnica sobre os impactos no trânsito será divulgada ainda nesta semana.

"Pode ser fechada a partir do próximo domingo e todos os domingos", afirmou. Os veículos ficariam proibidos de circular na via entre as 9h e as 17h.

A via foi fechada no último domingo (23) em um segundo teste da Prefeitura para determinar se é viável ou não o fechamento definitivo da avenida todos os domingos. O primeiro teste tinha sido na inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, em 28 de junho. Agora, o teste aconteceu durante inauguração do trecho de ciclovia na Avenida Bernardino de Campos, ligando as ciclovias da Vergueiro e da Paulista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está fazendo um relatório sobre a circulação de veículos na região no último domingo. Segundo o secretário, o fechamento ocorreu dentro de uma normalidade, sem trazer prejuízos a hospitais.

Tatto destacou que a decisão final será do prefeito Fernando Haddad (PT), mas que o aval já foi dado pela sua secretaria. "Do ponto de vista técnico me parece que não vai haver essa dificuldade, pelo menos o que eu conversei ontem à noite com a área operacional da CET", declarou. "Estão fazendo ajustes para evitar transtornos de quem mora ou trabalha lá. O Transporte [secretaria] está preparado para liberar a Paulista aos domingos para todos".

Segundo a CET, os carros particulares que estiverem levando pacientes em situação de emergência aos hospitais da região da Paulista poderão ter a passagem liberada e ser monitorados até chegar ao destino.

Ministério Público

O secretário disse que a Prefeitura irá responder nesta semana os questionamentos do Ministério Público. Na quinta-feira (20), a Promotoria recomendou que a avenida não fosse fechada. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2007 limitou o fechamento da avenida em apenas três vezes por ano. Essas ocasiões costumam ser a Parada Gay, a Corrida de São Silvestre e o Réveillon.

"Eu acho que há uma certa confusão no TAC em relação ao que diz o TAC e o que diz essa decisão de abrir a Paulista todos os domingos. Quando foi feito o TAC, era mais para eventos privados. O que nós estamos tratando não é isso", defendeu ele. Segundo o secretário, a medida é uma política pública que beneficia o paulistano. No entanto, Tatto garantiu que vai manter o diálogo com o Ministério Público. "Ninguém quer conflito", ressaltou.

Outras vias

Além da Avenida Paulista, a Prefeitura estuda fechar outras vias aos domingos para circulação de veículos.

"Não é só a Paulista, nós estamos falando de várias vias da cidade que poderão ser abertas aos pedestres nos finais de semana pra usar como se fosse um parque, uma área de lazer e uma coisa agradável para a cidade", afirmou.

Segundo Tatto, o levantamento das vias está sendo feito em conjunto pela Secretaria de Transportes e Secretaria das Subprefeituras. Algumas vias que também podem ser abertas para ciclistas e o público são: Avenida Atlântica, Avenida Faria Lima, Avenida Tiquatira, Avenida Brás Leme, Avenida Sumaré e Rua dos Patriotas, entre outras.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.