Petrobras Distribuidora promove ofensiva contra o uso irregular de sua marca em postos revendedores
Compartilhe
12/02/2019 – 16:20 / Petrobras

Líder   no   mercado   brasileiro   de   distribuição   de combustíveis e lubrificantes, a Petrobras Distribuidora iniciou nova ofensiva contra postos de serviços que utilizam irregularmente sua marca e identidade e prejudicam tanto o  consumidor  quanto  a  revenda  idônea.  As medidas, suportadas pela área jurídica da BR,  incluem o bloqueio de vendas aos postos  em  situação  irregular  e  o  ajuizamento de ações para agilizar a retirada  dos  elementos  de  imagem  que  compõem  a  identidade visual da Petrobras  Distribuidora. 

O uso indevido da marca Petrobras também pode envolver crimes contra as relações de consumo e de concorrência desleal. Como resultado, mais de 800 postos serão atingidos, permitindo que a companhia direcione esforços em atender cada vez melhor seus revendedores e consumidores.  O impacto no volume de vendas da rede de postos será de aproximadamente 1%.

A  BR  já comunicou essa iniciativa aos postos com sua bandeira, numa carta enviada  pelo  diretor  executivo  da  Rede  de  Postos  e  Varejo, Marcelo Bragança:  “Estamos  seguros  que  estas  medidas  beneficiarão  os  nossos parceiros  revendedores  que  atuam  de  forma ética e dentro das regras do setor,  além  de  representar uma atuação em favor do consumidor, pois tais irregularidades  induzem  os  clientes  ao erro, ocultando a procedência do combustível  e  não  entregando os serviços comumente agregados à bandeira, como  nosso  padrão  de  atendimento  e  o programa de fidelidade Petrobras Premmia”.   Esse   posicionamento  reforça  a  convicção  da  BR  quanto  à importância  da fidelidade à bandeira, que garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos na sua rede.

Na  mesma  mensagem,  a empresa colocou à disposição da revenda a equipe de assessores  comerciais  e  a  Ouvidoria  ( www.br.com.br/ouvidoria ) para o recebimento de denúncias sobre irregularidades.

Ações  –   A  Petrobras  Distribuidora  já  moveu  cerca  de  135 processos judiciais,  em  todo o país, contra postos de serviço que “clonam” a imagem de sua rede, obtendo uma taxa de êxito na casa dos 90%.

Adicionalmente,  a BR tem estreitado o relacionamento com as autoridades de fiscalização e de defesa do consumidor no combate a essas fraudes, bem como endossa  as iniciativas do Movimento Combustível Legal, da Plural, e outras importantes entidades, como ETCO, IBP, Anfavea e OAB.

Liderança  –  Após  essas  ações,  a  BR  conta com mais de 7.600 postos de serviço  com  sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR  Mania  e  Lubrax+.  A  lista  atualizada  dos postos Petrobras pode ser encontrada em: http://www.br.com.br/pc/rede-de-postos-petrobras/busca

No  mercado  B2B,  o  portfólio da BR inclui aproximadamente 14 mil grandes clientes,   em  segmentos  como  aviação,  asfaltos,  transporte,  produtos químicos, supply house e energia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.