O primeiro dia do Congresso NTC&Logística e VIII Encontro Nacional, realizado em Foz do Iguaçu, foi marcado pelo otimismo e incentivo ao novo e aos jovens, responsáveis pelas mudanças do setor do transporte rodoviário de cargas.
Durante a abertura na noite de ontem (26), o presidente da FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, falou da importância em receber o evento que encerra os encontros da NTC no ano de 2015, relembrou o peso do setor para a economia brasileira, representando 7% do PIB, e os motivos pelos quais o Paraná é, reconhecidamente, um estado próspero. “Nós giramos em nosso estado mais de 350 mil empregos diretos no setor e são 188 mil veículos de empresas de transporte”, comentou Malucelli.
Também na presença dos mais de 200 líderes e empresários do TRC, Ana Carolina Jarrouge, coordenadora da ComJovem Nacional, destacou o público recorde do evento, com 44 membros representantes das ComJovem, o amadurecimento desse grupo e encorajou os jovens a continuarem sendo produtivos e se movimentarem mesmo em situações adversas.
Em seguida Flavio Benatti, presidente do FETCESP e patrono da ComJovem Nacional, representou o presidente da CNT, Clésio Andrade, e passou a mensagem de que a Confederação está de portas abertas para todos, além de ressaltar o título de patrono como uma de suas maiores conquistas e destacar o trabalho e a união do grupo como essenciais nos rumos do setor.
Ivone Barofaldi da Silva, vice-prefeita de Foz do Iguaçu, agradeceu a realização do evento na cidade considerada o 3o polo hoteleiro do país.
O presidente da NTC, José Hélio Fernandes, agradeceu os envolvidos e destacou a sábia iniciativa de Urubatan Helou, vice-presidente da entidade, em reativar a ComJovem na época em que presidia o SETCESP, e Benatti, em seguida, por ter também comprado a causa no nível nacional. Fernandes falou sobre a importância do grupo para o futuro do setor “a ComJovem tem o objetivo de oxigenar nossas atividades. Ela não está em um processo de consolidação, já está consolidada. Façamos do slogan Atitude e Gestão a nossa meta para chegarmos em um patamar ainda mais produtivo, que será positivo para o setor e, consequentemente, para o Brasil”.
Entre as diversas autoridades presentes, Eduardo Sciarra, chefe da Casa Civil do Estado do Paraná, também fez contribuições no evento, representando o Governador Beto Richa. Sciarra destacou as conquistas do estado e investimentos na área de transportes, que também contribuíram para a 4a posição no ranking das maiores economias do país, de acordo com o IBGE, além da preocupação com a modernização do porto de Paranaguá, que receberá um investimento de quase 400 milhões de reais em conjunto com a União.
Da esquerda para a direita, Sergio Malucelli, Ivone Barofaldi da Silva, Eduardo Sciarra e José Hélio Fernandes
O encontro é uma realização da NTC, com as entidades anfitriãs Fetranspar, Setcepar, Setcamar e Sintropar, patrocínio de Autotrac, BgmRodotec, Cummins, Itaipu Binacional, Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, SEI Soluções Corporativas, Reed Exhibitions Alcantara Machado, Trade Vale/TNIX, Totvs, BR Petrobras, Prosimulador, e conta com apoio da Fundação Dom Cabral, SEST SENAT, Diário de S. Paulo e Paraná Portal.
voltar