Para dar match entre empresa e candidato
Compartilhe

Conheça um serviço de recrutamento e seleção totalmente voltado para o transporte

Exclusivo e personalizado. Estes são alguns dos predicados do Seleção de Talentos do SETCESP, um serviço de seleção de pessoas que atende apenas empresas do setor, e por ser bem especializado é, também, mais assertivo.

O Seleção de Talentos recruta candidatos tanto para vagas administrativas, quanto cargos de alta liderança, e ainda para funções operacionais, como motoristas carreteiros, ajudantes, conferentes e outras funções ligadas à logística.

Segundo Micael Vital, psicólogo organizacional do SETCESP, o serviço surgiu da necessidade de encontrar mão de obra qualificada. “As empresas de recrutamento e seleção que estão no mercado não entendem, precisamente, quais são as dores do setor. Se uma empresa abre uma vaga de motorista carreteiro para o transporte de carga lotação, uma agência qualquer não saberá, por exemplo, que este profissional fará viagens de longa distância e não a entrega porta a porta”, explica.

Vital destaca a segmentação que há no transporte, e que o Seleção de Talentos não só reconhece a função de motorista, mas sabe classificá-la considerando os tipos de cargas, entregas e modelo de veículos que ele conduzirá. “Nascemos numa entidade que representa este setor e que tem o olhar atento às necessidades da área”.

A empresa interessada deve contatar o Seleção de Talentos por meio do site, no WhatsApp ou por e-mail para anunciar a abertura do seu processo seletivo. Aliás, no site ela já tem acesso ao formulário de abertura de vagas, no qual preenche algumas especificações como cargo, salário e benefícios.

Assim que recebe a solicitação, a equipe do Seleção de Talentos agenda uma conversa para fazer o alinhamento de perfil. “Geralmente é uma reunião online, mas pode ser presencial ou por ligação telefônica. Nesta oportunidade contamos como funciona o procedimento passo a passo e as opções que ela tem”, avisa Kathllen Rodrigues, auxiliar de RH.

A conversa servirá para entender a necessidade daquela função na empresa. A equipe perguntará sobre o clima organizacional, valores e visão da organização, para que tudo isso direcione a uma busca personalizada. “Queremos alguém que se alinhe com a cultura organizacional da transportadora. Um candidato X é muito bom para a empresa X e não para a Y. A gente fala que é preciso um match [formar um par, em tradução livre] entre empresa e candidato”, observa Vital.

Após este momento inicial, o Seleção de Talentos faz o descritivo da vaga e a divulgação em plataformas de empregabilidade, entre elas a ‘Emprega Transporte’, também no site e redes sociais do SETCESP. E se a vaga for para mulher, também será publicada nas redes do movimento Vez & Voz. Além disso, busca profissionais em seu próprio banco de currículos.

As etapas do processo variam conforme o plano escolhido pela empresa. São quatro modelos, um bem completo que vai desde a triagem do currículo à indicação do candidato e outros que contemplam menos etapas, mas tornam o serviço mais flexível.

A captação de currículos é a primeiro passo, na sequência vem a marcação de entrevistas. “Fazemos o processo de recrutamento e seleção ‘por competência’ com perguntas situacionais de como a pessoa agiria em determinada situação e partir das respostas, observamos características de comportamento”, diz Rodrigues.

Ela conta que depois da avaliação é feito um parecer, uma apresentação sobre cada candidato com aspectos avaliados na entrevista. “Enviamos para a empresa o máximo de informações e percepções. No final é sempre ela que escolhe e aí encerra-se o processo”.

Elisete Balarini, assessora executiva da presidência da NTC&Logística (Associação de Transporte e Logística) compartilha sua experiência ao usar Seleção de Talentos. “As vantagens foram muitas, incluindo a eficiência no processo seletivo, o rápido entendimento, a qualidade dos candidatos apresentados e a agilidade na comunicação. A equipe do Seleção de Talentos demonstrou um profundo conhecimento do setor, garantindo que os perfis indicados fossem exatamente o que precisávamos”, afirmou recomendando o serviço sem hesitação.

Para o candidato

O profissional interessado em trabalhar no setor de transporte de cargas pode acompanhar a divulgação de vagas pelo site e redes sociais do SETCESP e também enviar seu currículo por e-mail ou WhatsApp.

Assim que recebe o currículo, a equipe já identifica se há alguma vaga que se alinhe com ele, e caso, sim, já entre em contato. Se não houver no momento, o currículo será mantido no banco de currículos para futuras oportunidades.

Nestes dois anos de atuação do serviço, foram mais de mil vagas abertas. Destinadas somente às mulheres, foram quase 700 oportunidades. Aproximadamente 650 profissionais indicados para serem recolocados no mercado de trabalho. No ano passado, 250 vagas foram abertas para motorista, e este ano, até o mês de junho, este total já foi superado. Cerca 200 empresas já utilizaram o serviço.

Mais informações entre em contato:  selecaodetalentos@setcesp.org.br   ou WhatsApp: (11) 2632-1015 / (11) 2632-1013 .


voltar