Olhar para frente, planejar e manter o foco
Compartilhe

O que fazer neste início de ano? Independentemente de qualquer tentativa de previsão sobre o que possa acontecer no futuro, uma coisa é certa: temos que olhar para a frente, planejar e manter o foco.

Ficar focado no passado é um dos principais riscos que uma empresa corre. Isso já diziam os grandes mestres da gestão como Peter Drucker, Jim Collins e outros.

Agora é preciso tomar muito cuidado para não ficar olhando pelo retrovisor, fixado no que já passou, seja com nostalgia ou com sentimento de alívio.

A empresa tem que aprender com o passado, mas ter sempre uma visão voltada para o futuro, com os pés fincados no presente.

Portanto, não se trata de sonhar, mas de planejar a partir da realidade concreta, das possibilidades reais da empresa e do mercado.

Como o mercado é muito dinâmico, não se trata de fazer um planejamento complexo, demorado, hiper detalhado.

As modernas técnicas nos indicam para um planejamento frugal, simples e eficaz onde o grupo gestor da empresa define para onde quer ir, qual o foco que precisará manter e quem serão os responsáveis pelas ações concretas que levarão a empresa a esse futuro desejado.

É preciso lembrar que um bom planejamento não é uma camisa de força que irá amarrar a empresa. É um guia, um sinal, um conjunto de alvos a serem atingidos.

Em seguida, o maior perigo é perder o foco.

O que mais mata uma empresa ou organização nem sempre é a ausência de uma missão definida, mas sim, a falta de foco, quando cada departamento, diretoria ou setor puxa para lados diferentes deixando todo o corpo de colaboradores perdidos num emaranhado de decisões sem foco.

E foco não é exclusão, mas sim onde vamos dispender de 70 a 80% de nossa energia.

Assim, neste início de ano, o fundamental para o sucesso é olhar para a frente com base num planejamento simples e eficaz e lutar, todos os dias, para não perder o foco, que estará sempre no mercado, no cliente, portanto, fora da empresa.

Pense nisso. Sucesso!


voltar