
“Nossa participação no Plano Diretor da cidade de São Paulo, com sugestões para a melhoria da circulação de pessoas e mercadorias pelas vias da metrópole, faz parte da própria vocação do SETCESP em participar dos mais importantes debates sobre a mobilidade da maior cidade do Brasil. O nosso objetivo com este ofício aos vereadores é mostrar que a nossa entidade está à disposição do poder público para ajudar no que for preciso para planejar uma cidade melhor para todos”, comenta o presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr.
O ofício enviado a todos os 55 parlamentares paulistanos reforça a importância do transporte para a cidade e, dentre as sugestões do SETCESP para o Plano Diretor, destaca políticas que valorizam o abastecimento urbano, como as entregas noturnas e a liberação do VUC das restrições. Leia abaixo a íntegra do documento:
Ref.: Plano Diretor da cidade de São Paulo
Prezado Edil,
Nós somos o SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, entidade sindical do setor econômico, com base territorial na região da Grande São Paulo, com exceção do ABCD, congregando cerca de 46.000 transportadoras, sendo a sua grande maioria instalada na cidade de São Paulo.
O setor de transporte rodoviário de carga cumpre papel crucial no abastecimento da cidade de São Paulo, pois suprem de mercadorias e produtos as farmácias e os hospitais, os supermercados e o comércio em geral, a indústria e as pequenas fábricas, entre outros. Assim, remédios, mantimentos, roupas, água e tantos outros produtos necessários à família paulistana e ao desenvolvimento da cidade são transportados pelas empresas vinculadas ao SETCESP.
A Câmara Municipal paulistana está trabalhando para renovação do Plano Diretor da nossa cidade, e este é o momento propício para se debater as políticas de mobilidade urbana e abastecimento urbano, em que pese o Plano Diretor ir muito além destes quesitos como ocupação do solo, meio ambiente, saúde, etc.
Nesse sentido, o SETCESP pede licença a Vossa Excelência para apresentar as suas propostas para a melhoria das políticas de abastecimento da cidade, que por via de consequência também contribuirão para melhorar a mobilidade urbana. São elas:
a) Entregas noturnas – locais onde há grande concentração de pessoas e de veículos, como os home centeres, shoppings, hipermercados, atacadistas, centros de distribuição, entre outros, com área superior a 5.000 m2 nas áreas urbanas e 10.000 m2 no restante da cidade, o abastecimento dos mesmos devem ser feitos em horário noturno pois são polos geradores de tráfego, e muitas vezes estes locais não possuem área de carga e descarga. Por isso propomos que nestes locais as entregas e carregamentos só ocorram no horário noturno. E é importante que se vede durante o dia o carregamento e descarregamento através de veículos menores, como o VUC, por exemplo, para evitar que isto seja uma forma de burlar a regra. Esta medida contribuíra para diminuição significativa de veículos de cargas rodando na cidade, e melhorará muito o tráfego nas regiões que são polos que demandam muitos veículos para abastecê-los.
b) Liberação total do VUC (veículo urbano de carga) – O VUC foi concebido pela própria prefeitura paulistana para abastecer o centro da cidade haja vista ser um veículo que permite boa manobrabilidade e por ter motor Euro 3. Ou seja, ágil no abastecimento e menos poluidor. Com as restrições feitas ao mesmo, se multiplicou no viário paulistano os veículos utilitários, pois o VUC foi substituído por duas vans, três peruas Kombi, seis fiorinos ou por outros veículos menores, contribuindo para mais poluição e mais trânsito. A liberação total do VUC tirará de circulação vários veículos menores, diminuindo assim o trânsito e a poluição.
c) Estimulo público à criação de terminais de cargas – Defendemos o estudo de projetos de instalação de entrepostos logísticos multimodais em locais estratégicos da cidade de São Paulo, como já ocorre com o único terminal de cargas existente (Terminal Fernão Dias) para que operadores logísticos e transportadores possam se instalar, contribuindo de sobremaneira no abastecimento da cidade e diminuição radical do tráfego de veículos pesados.
d) Restrições nas Marginais – Estas vias servem de ligação às rodovias que vão para outros estados brasileiros, enquanto não se concluir as obras do rodoanel trecho leste e norte, é um equívoco restringir os veículos de cargas nas marginais. Pois tal medida só contribui para criação de rotas de fuga, adoção de estacionamentos em locais indevidos, transportadores mudando de município, etc. Propomos a revisão do horário de restrição aos veículos de cargas para as 6h à 9h da manhã e das 17h à 20h no horário vespertino e noturno. E a elaboração de um estudo para o cadastramento de veículos que efetivamente abastecem a cidade de São Paulo e os que estão simplesmente de passagem, que devem ter tratamento diferenciado.
Certos de que tais medidas muito contribuirão para melhoria do abastecimento e mobilidade urbana, e que não representam reivindicações sindicais corporativistas, colocamo-nos à disposição para dar subsídios à sua assessoria para encaminhamento destas propostas.
Sendo o que tínhamos para o momento aproveitamos para agradecer à atenção dispensada e renovar nossos protestos de estima e consideração.
Atenciosamente,
MANOEL SOUSA LIMA JUNIOR
Presidente
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