Compartilhe
26 de Maio de 2014 – 03h28 horas / Presidência SETCESP

O SETCESP trabalha há quase 80 anos para ajudar a desenvolver o setor de transporte rodoviário de cargas em São Paulo e Região, buscando o equilíbrio entre as necessidades das pessoas, em forma de consumo e de uso de bens materiais, deslocamentos pela cidade e demandas sociais, e a realização do abastecimento das cidades, o cumprimento da missão do transportador, que é manter a economia funcionando.
 

Esta relação nem sempre se dá de forma equilibrada e é comum ver as administrações públicas restringindo o tráfego de caminhões nas cidades sob o argumento de que esta medida irá livrar as vias públicas, ajudando a diminuir os congestionamentos. Mas, historicamente, o setor de transportes e a sociedade brasileira viram que tais medidas restritivas não trouxeram os resultados esperados e o caos no trânsito se agiganta nas principais regiões metropolitanas do Brasil.


O trabalho do SETCESP em prol do abastecimento das cidades e das boas condições de trafegabilidade para o essencial transporte de cargas tem sido embasado em argumentos técnicos, fruto de estudos e constatações empíricas de quem realmente está envolvido com as operações nas cidades: as empresas de transporte.


Foram as empresas associadas que deram ao Sindicato as informações para sustentar as teses sobre mobilidade urbana apresentadas pela entidade para o poder público. Teses que provam que a proibição do VUC (Veículo Urbano de Carga, com até 6,3 metros) traz maior tráfego de veículos, pois este caminhão de pequeno porte substitui até três utilitários no trânsito, ou que ressaltam a importância das entregas noturnas ou da criação de plataformas logísticas no entorno da Região Metropolitana.


O SETCESP está diuturnamente trabalhando para que as restrições ao trânsito de caminhões nas cidades não perdurem e não se alastrem por outras regiões urbanas, com um diálogo incessante com os dirigentes públicos e em constante sintonia com as reais necessidades da economia e da população.


voltar