Com planejamento estratégico e a realização de ações com o foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão, o Estado de Mato Grosso concluiu, em três anos, 2.400 km de asfalto em rodovias estaduais, considerando as obras de construção (1.000 km) e de reconstrução (1.400 km). Os números são do programa Pró-Estradas, conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Muitas destas obras foram realizadas graças ao apoio dos recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que tem sido utilizado na contrapartida de financiamentos, e também como fonte de recurso para pavimentação e recuperação de rodovias, que são estratégicas dentro da política de desenvolvimento do Estado por atenderem um maior número de pessoas.
Pró-Estradas Construção
Entre as obras do Pró-Estradas Construção, destaca-se a que foi realizada na rodovia MT-220, entre o entroncamento com a BR-163 (Sinop), passando pelo Rio dos Peixes ao entroncamento com a MT-328 (Tabaporã), totalizando 86.96 km. A rodovia é um eixo estruturante que conecta a região Norte com o Vale do Arinos.
Outra obra impactante é a de pavimentação da rodovia MT-251, localizada entre Nova Xavantina e Campinápolis, totalizando 68,1 km. Outro exemplo é a pavimentação da rodovia MT-100, do trecho de Ponte Branca a Ribeirãozinho, totalizando 45,5 km. A MT-100 como um todo tem recebido ações do Governo do Estado para promover o desenvolvimento da região.
Em todo o Estado, são realizadas obras de pavimentação de rodovias, interligando municípios por via asfaltada, superado um antigo gargalo de infraestrutura. São obras que devem ter continuidade neste ano e serão entregues a população. Na atualidade, Mato Grosso tem uma malha rodoviária estadual de 33 mil quilômetros, com apenas 6.624 Km quilômetros de rodovias pavimentadas, 21.951 mil não pavimentadas, outras 3.369 km planejadas (não implantadas) e 1.126 coincidentes com federais.
Pró-Estradas Reconstrução
Entre os trechos que foram reconstruídos, destaque para rodovia MT-171, entre BR-364 (Novo Mundo) e o município de Brasnorte, totalizando 80 km, e a reconstrução da rodovia MT-130, de Primavera do Leste a Paranatinga, totalizando 119 km. Estas rodovias foram recebidas pela atual administração totalmente esburacadas e em péssimas condições de uso.
Vale destacar as obras na Baixada Cuiabana, onde todas as saídas de Cuiabá estão sendo duplicadas em uma ação simultânea inédita no Estado de Mato Grosso. Com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a Sinfra deve concluir no primeiro semestre de 2018 as duplicações da rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que dá acesso a Chapada dos Guimarães, e da rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que leva até Santo Antônio de Leverger.
Para o final do ano, está prevista a conclusão da duplicação do perímetro urbano da rodovia Helder Candia (MT-010), que é a principal via de acesso da capital até a região Norte do Estado. Já no entroncamento das Estradas da Chapada e da Guia, começou a ser construída uma trincheira de mais de 300 metros que vai desafogar o trânsito na região do Centro Político Administrativo.
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