Compartilhe
21 de Agosto de 2015 – 10h30 horas / CNT

O setor portuário brasileiro (incluindo portos marítimos e fluviais) movimentou 479 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2015, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, os terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 311 milhões de toneladas e os portos organizados, 168 milhões de toneladas. Os dados são Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Nos primeiros seis meses do ano, a região Sudeste movimentou 51,4% das cargas, seguida das regiões Nordeste (24,6%), Sul (14,5%), Norte (8,9%) e Centro-Oeste (0,6%). Dos 479 milhões de toneladas movimentadas, 294 milhões de toneladas foram de granel sólido; 112 milhões de toneladas de granel líquido; 49 milhões de toneladas de carga conteinerizada; e 24 milhões de toneladas de carga geral. Em comparação com o primeiro semestre de 2014, houve aumento de movimentação em todas as cargas nos primeiros seis meses de 2015.

O minério de ferro foi a carga mais movimentada, com 167,7 milhões de toneladas. Em seguida, aparece o grupo formado por combustíveis, óleos minerais e produtos.

Na terceira posição, estão os contêineres. A movimentação de contêineres na navegação de cabotagem também cresceu, com 10,4 milhões de toneladas. O incremento foi de 5,7% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.

A movimentação na navegação de longo curso registrou crescimento de 1,16%, com 38 milhões de toneladas. Em relação à navegação interior, os destaques são o incremento significativo na movimentação nas instalações portuárias nos rios Madeira e Tapajós; e o decréscimo na movimentação nas instalações nos rios Tietê-Paraná e Paraguai.

O diretor da Antaq, Fernando Fonseca, explica que esse aumento no setor se deve à exportação das commodities. “Os destaques da movimentação portuária brasileira são minério de ferro, combustíveis, soja. As empresas brasileiras possuem contratos de exportação de médio e longo prazos para esses produtos. Portanto, manteve-se o crescimento na movimentação.”

Em relação aos portos organizados, Santos (SP) manteve a liderança, com 46,1 milhões de toneladas movimentadas. Depois de Santos, aparecem Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Suape (PE).

Com informações da Antaq


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.