Mercado de caminhões cresce 9% no primeiro bimestre
Compartilhe

Sem estoque em rede, ritmo de emplacamentos segue acompanha a capacidade da indústria, pressionada por falta de peças e componentes

Números de licenciamentos apresentados pela Fenabrave na terça-feira, 2, indicam que o mercado transportador de carga se mantém aquecido neste início de ano. Nos dois primeiros meses de 2021, as vendas de caminhões acumularam 14,9 mil unidades, volume 9,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 13,7 emplacamentos.

Somente no mês passado, o mercado licenciou 7,7 mil caminhões, alta de 18,4% em relação a fevereiro de 2020, quando registrou 6,5 mil unidades vendidas. No confronto com janeiro (7,2 mil unidades), o desempenho também é positivo com crescimento de 6,3%.

Segundo a Fenabrave, o mercado de caminhões tem sido abastecido conforme a capacidade de produção das montadoras, pois praticamente não há estoque na rede de concessionárias, além de estresses promovidos por gargalos no fornecimento.

“Como os demais segmentos, os caminhões vêm enfrentando a escassez de peças e componentes, o que limita a oferta”, observa em nota Alarico Assumpção Júnior. “Como a demanda se mantém aquecida, tanto pelos resultados das commodities quanto pela boa disponibilidade de crédito para o segmento, a falta de produtos faz com que os pedidos atuais tenham a entrega de alguns modelos programada até para os meses de setembro e outubro.”

Ônibus – Oposto ao ambiente de negócios de caminhões, o segmento de ônibus segue como o mais impactado de maneira negativa pela pandemia no setor automotivo. O mercado encerrou o primeiro bimestre em queda 31,2% com 2,7 mil unidades negociadas ante o acumulado de 4 mil registrado um ano antes.

Apenas em fevereiro, os licenciamentos somaram 1,4 mil ônibus, volume 22,4% inferior anotado no mesmo mês do ano passado, de 1,8 mil unidades. “O avanço da segunda onda da covid-19, que continua provocando restrições de circulação e cancelamento de viagens, afeta muito as empresas do setor”, resume o presidente da federação.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.