Mapa do emprego no transporte rodoviário de cargas
Compartilhe

*Por Fernando Zinlger

O IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) lançou uma nova ferramenta para o associado do SETCESP: o Mapa do Emprego do TRC. Trata-se de um portal de consulta de salários praticados pelas empresas do setor, para as principais funções contratadas, com a finalidade de servir como uma referência na hora da admissão. Fornecendo assim, um benchmarking dos valores praticados no mercado do salário bruto (benefícios, impostos, prêmios e outros, não são contemplados neste cálculo).

A pesquisa utilizou os dados do Ministério do Trabalho disponibilizados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para o ano de 2020, especificamente dados para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

PRINCIPAIS RESULTADOS DO SETOR EM QUESTÃO DE EMPREGOS

O ano de 2020 foi positivo para grande parte das empresas do TRC, com um registro efetivo de alta no faturamento da maioria delas, embora em proporções diferentes para alguns segmentos.

O mercado de empregos acompanhou esta tendência e registrou um aumento de 26,89% nas contratações em relação ao ano de 2019, totalizando 63.647 postos de trabalhos admitidos no TRC em 2020, nas empresas que pertencem à base territorial do SETCESP.

Apenas a contratação de motoristas de caminhão representou 22% deste total de admissões, com 10.851 posições preenchidas. Embora, comparado ao ano anterior houve uma queda de -3,23% no número admissões para este cargo, onde em 2019 foram contratados 11.203 motoristas.

As demissões também registraram um aumento, com um total de 54.803 postos fechados ou substituídos no período e região, o que ainda representa um saldo positivo de admissões em relação aos desligamentos de +8.844 empregos, um superávit de +13,9% de admissões, e um número de postos de trabalhos criados três vezes maior que o ano anterior ( em 2019 o saldo foi de +2.876 novos postos).

As principais funções que foram contratadas neste ano, foram funções operacionais, como ajudantes, auxiliares e assistentes, além de motoristas, a principal ocupação do setor.

Era esperada esta movimentação em um ano como 2020, em que houve muitas incertezas no cenário de transportes devido à pandemia, com o fechamento de comércio e diminuição do volume transportado. A expectativa é que em 2021, estas funções continuem sendo as mais contratadas, devido à movimentação natural de colaboradores entre empresas, e maior volume de postos existentes nestas ocupações, principalmente, para motoristas.

Descrição

Total de contratações

Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais)

10.851

Ajudante de motorista

7.122

Armazenista

3.329

Auxiliar de logística

3.173

Auxiliar de escritório

2.558

Assistente administrativo

2.097

Carregador (veículos de transportes terrestres)

1.693

Conferente de carga e descarga

1.584

Motofretista

1.583

Faxineiro

1.200

 

A forma de contratação também vem sofrendo alterações. A maioria dos contratos segue o modelo padrão de contratação CLT previsto em lei, mas a cada ano, vemos um aumento de postos de trabalho intermitentes no setor de transportes. Esta  nova modalidade de contratação, prevista na Lei 13.467/2017, prevê a prestação de serviços de forma descontinuada e esporádica, o que fornece uma boa flexibilidade para funções como faxineiros, vendedores, motoristas e ajudantes, funções estas que foram as que mais se utilizaram desta modalidade de contratação.

As contratações em regime intermitente tiveram um aumento de 178% em comparação a 2019, mas ainda representam 1% do total de contratações do setor.  Na capital, o ano fechou com seis vezes mais contratações em regime intermitente que em 2019.

Total

Forma de Contratação

57705

Geral – CLT

802

Aprendiz

126

Contrato Lei 9.601/1998

21

Verde-Amarelo sem acordo

2

Verde-Amarelo com acordo

1519

Intermitente

3472

Não Informado

O IPTC disponibiliza mensalmente em seu Painel do TRC as estatísticas de contratações e demissões do setor, que servem como um excelente termômetro de como está o desempenho e o resultado das transportadoras.

Para mais informações,  clique consulte os dados de 2020 na íntegra.

*Fernando Zingler é diretor do IPTC.


voltar