Manoel Sousa Lima Jr. conta sua história de vida na COMJOVEM
Compartilhe
14 de Junho de 2010 – 10h00 horas / Imprensa Setcesp
O presidente em exercício do SETCESP, Manoel Sousa Lima Júnior, foi o terceiro dirigente da entidade a participar do ciclo de palestras da COMJOVEM que tem o objetivo de trazer os principais empresários do setor para contar suas experiências aos integrantes da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC.
O transportador, com mais de três décadas de experiência no setor, contou sua trajetória na reunião da Comissão realizada na manhã da última sexta-feira, dia 11 de junho. Manoel, que é economista formado pelo Mackenzie, iniciou sua carreira cedo, com apenas 22 anos de idade. Vindo de uma família que sempre valorizou os estudos e a formação acadêmica, o atual presidente em exercício do SETCESP, que dirige o Grupo Argos, empresa especializada no transporte e na logística de produtos químicos e perigosos, começou sua história na Unilever como trainee e logo então ingressou no transporte de cargas como empreendedor.
“Começamos nossa a atividade no transporte com cargas de cimento a granel para a construção da usina de Itaipu. Nosso primeiro desafio foi a compra de 170 pneus para as carretas e o cliente nos passou a carga, dizendo-nos para comprar as carretas, pois ele garantia as cargas”, contou o presidente.
Em 1980, Manoel relata que as obras da Itaipu estavam sendo finalizadas e que os projetos de usinas estavam sendo paralisados, o que o levou a iniciar o transporte de químicos, dando origem à Argos. “Fechamos um contrato para o transporte e a armazenagem de pentaclorofenato de sócio, o conhecido pó da China, mas logo percebemos que o produto era tóxico. Questionei se não havia nenhuma legislação para proteger-nos no contato com o material e fui procurar o então “Seticesp” para buscar respostas”, contou.
Na entidade, Manoel foi convidado a participar dos debates sobre o segmento e acabou ingressando no Sindicato como coordenador da COMCAP, comissão que cuidava dos assuntos sobre o transporte de produtos perigosos. Foi para Brasília para uma reunião com o ministro dos Transportes, a pedido do então presidente Sebastião Ubson Carneiro Ribeiro e foi aí que sua história sindical patronal começou.
“Foi nessa época que conheci empresários como Urubatan Helou e Roberto Mira, todos meus contemporâneos, e tive o prazer de representar o Brasil como membro do Comitê de Produtos Perigosos da Organização das Nações Unidas (ONU)”, revela.
Manoel compartilhou com os jovens empresários sua história na empresa e deixou uma importante mensagem para todos: “O transportador deve ter foco absoluto nos negócios, se especializar e cuidar muito de perto de sua movimentação financeira, para que possa ter as rédeas do negócio e não passar por sobressaltos”, contou.
“Agradecemos demais a presença do Sr. Manoel em nossa reunião. Sua participação foi extremamente importante para nossa Comissão, que acaba de realizar a terceira palestra com um experiente empresário do transporte”, diz Ana Carolina Ferreira Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.