Compartilhe
20 de Setembro de 2016 – 05h59 horas / ARTESP

Crianças de 5 a 11 anos vão virar motoristas e ganhar as ruas de uma malha viária em miniatura montada no Parque do Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, que começou nesta segunda-feira, dia 19. A atividade integra o conjunto de ações promovidas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – durante a Semana Nacional do Trânsito, e irá se estender até sexta-feira, dia 23. A ação educativa envolve parceiros do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, como a Secretaria Estadual de Educação e a Fundação Mapfre, que é a idealizadora da atividade batizada de Programa Na Pista Certa, criada em 2007.

 

Além de trafegarem de bicicleta pela mini malha viária, as crianças assistirão a uma pequena apresentação teatral também voltada para a educação no trânsito, e receberão um gibi da Turma da Mônica que aborda o mesmo tema. Nos cinco dias do evento participarão da atividade 1.500 crianças de escolas ligadas a Secretaria Estadual da Educação. Os alunos serão divididos em turmas de 30 crianças, e a atividade de cada grupo terá duração de cerca de 50 minutos. O transporte dos estudantes será feito gratuitamente pelas empresas de ônibus Breda e Cometa, também parceiras da atividade. As poltronas dos ônibus serão equipadas com encostos de cabeça com mensagens sobre a importância do uso do cinto de segurança.

 

A intenção da atividade é transmitir para a garotada noções de segurança e sinalização viária de maneira divertida e lúdica, além de estimular as crianças a adotarem comportamentos responsáveis. A estrutura montada para a realização do evento é composta por uma carreta onde é realizada a apresentação teatral e uma área equivalente a uma quadra de esportes poliesportiva onde é montada a malha viária em miniatura. A orientação aos meninos e meninas sobre a sinalização de trânsito já ocorre durante a apresentação teatral. Quando entram com suas bicicletas nas miniruas, a percepção sobre a existência e importância da sinalização passa a ser ainda maior já que todo o cenário é composto por placas de trânsito, rotatórias, faixas de pedestre, vias de mão única, etc. A realização de todo o circuito é acompanhada por monitores treinados pela Fundação Mapfre, que orientam as crianças sobre cada regra de trânsito representada no cenário.


voltar