Longa espera
Compartilhe

Anualmente, desde 2002 o SETCESP realiza a pesquisa para avaliar o IER –  Índice de Eficiência no Recebimento dos principais polos recebedores de mercadorias de São Paulo e região metropolitana.

A pesquisa deste ano foi divulgada no último dia 12 de novembro, e revelou que a média do tempo para descarga de mercadorias em São Paulo é de 2h50 contra 3h22 no ano passado. O estudo é feito pelo IPTC – Instituto Paulista de Transporte de Cargas e é uma iniciativa da Diretoria de Especialidade de Abastecimento e Distribuição (DEAD) do SETCESP.

O índice serve para balizar o transportador sobre o cálculo do frete na hora de fechar um negócio. E o empresário do setor sabe como ninguém que tempo é dinheiro. A demora no descarregamento de entregas resulta em mais tempo de espera do motorista profissional e menos disponibilidade do veículo de carga, que se não houvesse nenhum impedimento, ao invés de ficarem parados, ambos já poderiam estar a caminho de outra entrega.

Esse ano houve uma diminuição de meia hora. Que até parece algo pouco expressivo, mas não é. Essa meia hora representa uma redução de 22% no custo da hora parada do veículo.

Uma carreta de 25 toneladas com 3 eixos, estacionada por 30 minutos chega a custar R$52,52 segundo o levantamento do IPTC de setembro deste ano. Considerando que um centro de distribuição recebe em média entre 280 e 300 carretas de carga por dia (além das entregas realizadas com outros veículos de menor porte), e que em alguns locais o tempo médio de descarga pode atingir 11h, os custos para as transportadoras são exponenciais.

A demora pesa no bolso do transportador que precisa repassar esse custo no frete e impacta a indústria e o varejo, e consequentemente, chega ao consumidor final.

Por isso, o SETCESP reconhece e premia todos os anos, a melhor rede e a que teve o melhor desempenho do IER, a fim de incentivar os demais a aperfeiçoarem as suas práticas de recebimento de carga e contribuir para um país mais eficiente e produtivo para todos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.