
Foi ao ar no dia 17 de abril uma live pelo canal do SETCESP no YouTube que lançou oficialmente a abertura das inscrições para 11ª edição do Prêmio de Sustentabilidade SETCESP.
“Hoje, nós damos início a mais uma edição desta premiação que vem se consolidando como uma das principais iniciativas de ESG no setor. Este Prêmio nasceu com um propósito muito claro de reconhecer e incentivar ações sustentáveis nas empresas e consegue destacar organizações e profissionais que vão além do discurso”, anunciou Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de Sustentabilidade e CEO da Terra Master.
Na transmissão, também participaram Silmara Balhes, vice-coordenadora da comissão da Sustentabilidade e gestora de eventos do SETCESP e Erick Tosin, também vice-coordenador da comissão e coordenador de Qualidade e ESG na Pizzattolog.
Os três tiraram dúvidas e apontaram os detalhes do regulamento da nova edição. Também apresentaram números que indicam os avanços de ESG no transporte de cargas e expuseram como tem sido o trabalho da Comissão de Sustentabilidade ao longo dos anos.
“Há um espaço para o diálogo e para a troca de experiências. Nos reunimos periodicamente para entender os desafios do presente e pensar nas soluções para o futuro em termos de ESG no transporte”, comentou Tosin falando a respeito da comissão.
Ao longo das 10 edições do Prêmio de Sustentabilidade foram alcançados resultados incríveis para o setor. Os indicadores apontam que todos os projetos consolidados representam a economia de 38% de energia e de mais de 2 milhões de litro de água, uma redução de 500 mil toneladas de CO² emitidos na atmosfera e de 38% dos acidentes, além de um aumento de 193% de produtividade operacional.
A premiação envolve quatro categorias: Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho e Governança.
Conforme as orientações expostas na live, ao se inscrever, a empresa deve enviar um vídeo, de até 3 minutos, com um breve speech apresentando seu case de boa prática.
O processo de avaliação ocorre em várias etapas. Primeiro, os projetos são avaliados pela comissão organizadora. Em seguida, passam pela análise dos jurados. Depois disso, são apresentados mais detalhadamente à banca julgadora. A partir dessa fase, os jurados dão notas de acordo com os critérios de avaliação e os dois projetos mais bem pontuados por categoria serão os finalistas, com os quais são gravados vídeos cases. Os vencedores serão revelados apenas no dia da cerimônia de premiação, marcada para 6 de novembro.
“Embora sejam somente 8 finalistas, no dia da premiação todas as empresas inscritas recebem o reconhecimento. Cada projeto ganha espaço em uma exposição, uma vitrine que valoriza tudo o que foi feito pelas empresas. E, também, uma placa em homenagem a cada boa prática”, conta Silmara.
Podem concorrer as empresas do transporte rodoviário de cargas que operam regularmente. Para empresas associadas ao SETCESP a inscrição é gratuita, não associadas podem consultar o valor através do site. O prazo para as inscrições se encerra em 16 de junho.
voltar