Compartilhe
26 de Agosto de 2015 – 04h45 horas / A Tribuna

Equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo ( IPEM-SP), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, encerraram, no último sábado (22), a Operação SPC – Supervisão de Postos de Combustíveis, na capital, interior e litoral.

A ação, que teve início no dia 20 de agosto, fiscalizou 135 postos de combustíveis. Foram verificadas 1.651 bombas, sendo 111 (7%) reprovadas. Na região do litoral, quatro postos foram autuados.

A operação teve o objetivo de verificar o funcionamento de bombas de combustíveis. Ao
todo, 76 equipes integraram a ação, que consiste em exame visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração e testes para analisar se a quantidade registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor. Neste caso, é utilizado um medidor padrão de 20 litros.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP por erros quantitativos têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. No caso da fiscalização em bombas de combustíveis, o valor mínimo é de R$ 2.300 e o máximo, de R$ 70 mil, podendo dobrar na reincidência.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.