Inovar ou morrer?
Compartilhe

“Se você colocar um sapo numa panela com água fervente, em ebulição, a 100 graus, ele por certo reagirá rapidamente e pulará fora da panela. Porém, se você colocar o mesmo sapo numa panela com água fria e colocar essa panela no fogo, o sapo não pulará. Ficará quieto sentindo a água esquentar, esquentar, esquentar até que morrerá cozido”.

Esta conhecida história nos dá uma enorme lição: o perigo de não percebermos uma situação de mudança quando ela traz suas graves consequências lentamente.

Muitas empresas e pessoas sofrem da síndrome do sapo cozido. Como as situações de mercado, concorrência, problemas de qualidade etc. não ocorrem de uma hora para outra, essas pessoas e empresas não se apercebem do risco fatal que estão correndo e ficam esperando para ver o que vai acontecer. Até conseguem perceber que o ambiente está esquentando, porém não têm a atitude correta de pular logo para outra situação, mudar, inovar e agir rapidamente para não morrerem cozidas.

A melhor atitude que poderemos ter hoje em dia, numa época de extrema competição e rapidez é procurar perceber as mudanças e inovar. Temos que desenvolver em nós uma aguça da percepção para saber a hora exata de mudar, de criar novas situações, de reinventar o que fazemos. Do contrário, morreremos cozidos.

Pense na sua empresa: como estão seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, treinamento, atendimento, inovação, gente etc.? Não estaremos nós também com a síndrome do sapo cozido? Estamos prestando toda a atenção ao ambiente de negócios em que vivemos para que possamos mudar rapidamente? Temos consciência de que a pior atitude que podemos ter é esperar?

Agora não é hora de curtir a crise, a pandemia. Agora é hora de agir em direção à inovação, à transformação.

Agora é a hora de reinventar a empresa! É inovar ou morrer!

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.