Infraestrutura terá diretrizes ambientais para todas as concessões
Compartilhe

O Ministério da Infraestrutura passará a ter diretrizes socioambientais para todos os projetos de concessão à iniciativa privada da pasta. Até o fim do ano, o governo também pretende lançar uma agenda ambiental de infraestrutura, com ações de sustentabilidade.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas assinou nesta semana um acordo com a GIZ, agência ligada ao governo da Alemanha, com o objetivo de adequar a estruturação de projetos de concessão de infraestrutura no Brasil a práticas internacionais de desenvolvimento sustável.

Uma das ações previstas até o fim do ano é a criação de indicadores de desempenho ambiental para cada ativo que hoje já está sob administração da iniciativa privada, como portos e rodovias. Com o protocolo assinado, o ministério ainda pretende elaborar um conjunto de medidas para antecipar problemas e contingências ligadas ao meio ambiente e ao clima no planejamento dos empreendimentos que serão levados a leilão.

Na construção de portos, por exemplo, deve-se levar em conta a possibilidade de elevação do nível do oceano, o que tornaria as instalações obsoletas em curto ou médio prazo. Rodovias e ferrovias devem ser construídas com elevação maior em áreas passíveis de alagamentos.

Aeroportos terão que investir mais em tecnologia para pousos e decolagens em situações adversas de chuva ou de redução de visibilidade no entorno provocada por queimadas, por exemplo.

— Estamos sendo pragmáticos. Queremos valorizar nossos ativos e vamos pensar a longo prazo na hora de estruturar os projetos para apresentarmos ao mercado internacional um ambiente seguro para negócios e adequado às melhores práticas de sustentabilidade. Teremos uma estrutura resiliente e de baixo carbono — disse Tarcísio Freitas.

A pasta da Infraestrutura quer ter projetos de concessão sustentáveis e mais bem planejados para, com isso, aumentar o valor dos projetos de infraestrutura a serem leiloados. A pasta busca um “selo verde” para os projetos de concessão de transporte no Brasil, o que pode facilitar o financiamento, por exemplo.

Títulos verdes

Outro acordo fechado, em setembro, permitirá às empresas interessadas em projetos de concessão de ativos de infraestrutura no Brasil terem a opção de buscar financiamento no mercado de títulos verdes, os green bonds. São títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos sustentáveis, que visam à mitigação dos efeitos das mudanças ambientais e climáticas. Esse mercado global é avaliado em US$ 100 trilhões.


voltar