A compilação de dados do mercado de infraestrutura brasileiro levou a consultoria Neoway a estimar em R$719,2 bilhões os investimentos em infraestrutura de hoje até 2023. Os dados consideram informações de governo e da iniciativa privada, relacionando-os por fase do empreendimento, região em que está localizado e os investimentos previstos para as obras e construtoras de abrangência nacional.
“A Neoway traz, em segundos, dados que uma empresa inteira de pesquisa levaria dias, meses ou anos para conseguir”, comenta Cristina Penna, CMO e head de Construção Civil da Neoway. Segundo ela, com as informações que podem ser extraídas da plataforma, é possível fazer um acompanhamento perfeito da evolução do setor.
O estudo divide a área de infraestrutura em seis categorias principais: energia, saneamento, indústria, infraestrutura esportiva, transporte e óleo & gás. Além do valor, os destaques da pesquisa mostram que o setor de transportes e vias urbanas continua sendo o que mais recebe aportes no Brasil, concentrando 48,9% do montante total no período de 2018 a 2023.
A região Sudeste permanece com a maior concentração dos investimentos em obras em andamento com 34,4%. Na sequência estão o Nordeste (30,6%), Centro-Oeste (11,2%), Sul (9,7%) e Norte (3,0%). Já no ranking de obras em projeto e intenção, o Nordeste fica na primeira colocação com 31,3% dos investimentos. O Sudeste (27,9%), Sul (15,8%), Norte (12%) e Centro Oeste.
voltar