Inflação no país desacelera para 0,11% em agosto; em 12 meses vai a 3,43%
Compartilhe

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país, desacelerou para 0,11% em agosto, abaixo da taxa de 0,19% registrada em julho. Em agosto de 2018, a taxa havia sido de -0,09%.

No ano acumulado dos últimos 12 meses, a taxa foi a 3,43%, acima dos 3,22% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. De janeiro a agosto, o índice acumula variação de 2,54%.

O resultado está dentro do limite da meta do governo, de manter a inflação em 4,25% no ano, com uma tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo, ou seja, podendo variar entre 2,75% e 5,75%.

As informações foram divulgadas hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Juros x inflação

Para tentar controlar a inflação, o Banco Central pode usar a taxa de juros. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e estimular a queda de preços. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para impulsionar o consumo.

Na última reunião, o Comitê de Política Monetária do BC decidiu reduzir taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano.
É a menor taxa desde que o Copom foi criado, em 1996. Economistas consultados pelo Banco Central estimam que a inflação no país terminará o ano a 3,59%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.