Indústria de SP puxa queda da produção nacional, com recuo de 0,5% em fevereiro, diz IBGE
Compartilhe

A indústria de São Paulo registrou queda de 0,5% em fevereiro, ante janeiro, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em janeiro, a indústria paulista havia crescido 0,8%, recuperando parte da perda de 1,6% que tinha registrado em dezembro, frente a novembro. Naquele mês, a região exerceu a segunda influência positiva para a indústria brasileira em janeiro – que apesar disso fechou o mês em queda de 1,6%.

Em fevereiro, a situação se inverteu, e a indústria paulista foi a principal responsável pela queda de 0,3% na atividade industrial brasileira no mês. O Estado concentra o principal parque industrial do país, com participação de 33% na atividade nacional.

“Observamos o Estado de São Paulo como o de maior influência negativa sobre o resultado nacional com um recuo de 0,5%”, afirmou Bernardo Almeida, analista da PIM Regional.

“O setor de derivados do petróleo foi o que mais influenciou negativamente no comportamento da indústria paulista, seguido pelo setor de alimentos e de produtos químicos”, completou o pesquisador.

São Paulo teve alta de 4,6% da produção em fevereiro de 2024 frente a fevereiro de 2023, abaixo do ritmo da média brasileira no período (5%). No resultado acumulado em 12 meses, São Paulo caiu 0,5%, enquanto a produção brasileira tem alta de 1%.

Outros locais

A produção da indústria recuou em cinco dos 15 locais pesquisados em fevereiro: Mato Grosso (3,3%), Goiás (2,4%), Pará (2,2%), Santa Catarina (0,6%) e São Paulo.

Por outro lado, Rio Grande do Sul (9,4%), Amazonas (7,3%) e Espírito Santo (5,9%) registraram as maiores altas em fevereiro. Ceará (5,2%), Pernambuco (5,2%), Rio de Janeiro (2,0%), Bahia (1,8%), Região Nordeste (1,6%), Minas Gerais (0,9%) e Paraná (0,6%) tiveram os demais resultados positivos no mês.

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial avançou 1,0%, com taxas positivas em 12 dos 18 locais pesquisados. Já no acumulado de 2024, a indústria cresceu 4,3%, frente a igual período do ano anterior.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.