Compartilhe
18 de Novembro de 2016 – 05h07 horas / ABCR

O Índice ABCR de atividade referente ao mês de outubro apresentou queda de 0,4% na comparação com setembro, considerando dados livres dos efeitos sazonais. O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves cresceu 0,4%, enquanto o de pesados caiu 3,1%.


“A retração do fluxo de pesados ditou a redução do indicador agregado”, afirma Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria. “A intensa contração de veículos pesados converge com os resultados mais recentes de parte dos indicadores de atividade econômica que apontam na direção de uma recuperação mais lenta do que o esperado no início do segundo semestre deste ano. Dentre esses resultados, vale citar a forte retração da atividade industrial no terceiro trimestre que anulou toda a sequência positiva acumulada ao longo do início do ano” completa.


Em relação a outubro de 2016 sobre outubro de 2015, o índice total caiu 7,5%. Nessa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves e pesados apresentou queda de 6,1% e 11,5%, respectivamente.


Nos últimos doze meses, o movimento de veículos nas rodovias concedidas registrou retração de 4,2%. Considerando essa mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves e pesados apresentou queda de 3,5% e de 6,3%, respectivamente.


No acumulado do ano (Jan-Out de 2016 sobre Jan-Out de 2015), o fluxo total de veículos apresentou queda de 4,0%. O movimento de leves recuou 3,2%, enquanto o fluxo de pesados apresentou recuo de maior magnitude, 6,3%. “A forte retração na comparação de janeiro a outubro deste ano, manifesta, em medida, a continuidade do processo de ajuste da renda disponível das famílias”, ressalta Rafael Bacciotti.

 


voltar