Grupo do SETCESP visita associação, empresas e terminais de carga no 2º dia da viagem ao Japão
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08 de Setembro de 2015 – 05h09 horas / Imprensa SETCESP

No segundo dia na visita ao Japão (8/9), a comitiva do SETCESP iniciou as atividades visitando a JTA (Japan Trucking Association), entidade que representa aproximadamente 63.000 mil empresas, 1.372.410 caminhões, 1.850.000 funcionários e faturamento de 14 trilhões de yens.

"A JTA é como a CNT no Brasil, porém a JTA só representa as empresas do TRC. 90% de tudo que é transportado no Japão é levado por caminhões. Em 1999, a lei foi modificada e as leis para o setor possibilitou uma abertura de mercado, antes disso haviam apenas 40 mil empresas, e atualmente são mais de 60 mil", conta Tayguara Helou, Vice Presidente do SETCESP. "Para ser transportador o empresário deve ter pelo menos cinco caminhões e vários exames em relação ao setor, além de estrutura de pátio e acomodação para motoristas. O transportador também deve ter um registro no estado, uma licença do Ministério de Transportes", acrescenta.

A JTA recebe um subsídio do governo de 18 bilhões de yens, aproximadamente US$ 162 milhões, todavia, fica para a JTA 4.5 bilhões, além de mais 500 milhões de yen dos associados, ou seja, 5 bilhões de yens ou US$ 45 milhões. 85% das empresas do Japão são associadas na JTA. Estes repasses das associações são provenientes de um imposto sobre os combustíveis. A JTA é nacional, e abaixo dela há 47 associações estaduais. “Pelo grande número de empresas no Japão, os preços apresentam sinal de queda, e a rentabilidade média das empresas também caem junto com a remuneração dos funcionários. 400 empresas quebram por ano no Japão”, ressalta Tayguara.

O grupo foi recebido na JTA por Haruhiko Hoshino, Diretor Geral; Kaoru Yamazaki, Diretor de assuntos Gerais; Futa Fukada, responsável pelo Departamento de Publicidade e Assuntos Internacionais.

A segunda visita do dia foi na Nippon Express, no terminal de cargas de Keihin. A empresa global com 370 filiais em todo mundo presta todos os serviços de transporte e logística, desde transporte rodoviário de cargas, marítimo, aéreo, ferroviário, mudanças, transporte de indivisíveis, fracionados, armazenamento, entre outros.  A empresa fatura US$ 8,7 bilhões, e conta com 33.153 funcionários e frota de 18.700 veículos. A comitiva foi recebida por Yonezawa Takuya, Diretor de assuntos gerais, e Tsukahara Takahiro – Gerente de assuntos gerais. O grupo também visitou um cliente da Nippon Express, a Daikin, gigante fabricante de ar-condicionado.

A última visita do dia foi na JMT (Japan Motor Terminal), proprietária e administradora do terminal de Keihin, e foram recebidos pelo Sr. Yasuaki Nakamura, Diretor Adjunto. O Estado de Tókio abrange 34% do negócio, o restante é de empresas privadas.

O terminal de cargas tem área total de 242.068 m², 12 plataformas com 467 docas no total, 2600 trabalhadores e 2800 caminhões/dia. O complexo tem outros terminas para armazenamento de mercadorias, cada um dos terminais conta com seis andares e acesso de caminhões em todos os andares. A empresa opera quatro terminais em torno da grande região metropolitana de Tókio com características similares. Todos os terminais são equipados com hotéis, cabeleireiros, refeitórios, lojas de conveniência e posto de gasolina.


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