Governo Federal lança projeto de transição energética “Combustível do Futuro”
Compartilhe

Foi assinado, nesta quinta-feira (14), o PL (Projeto de Lei) do projeto Combustível do Futuro. A solenidade aconteceu durante o evento “Transição Energética: Combustível do Futuro” e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente, Geraldo Alckmin; e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o chefe de Gabinete da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Matheus Jasper; e as gerentes executivas Ambiental e do Poder Executivo, Érica Marcos e Danielle Bernardes, respectivamente, estiveram presentes na cerimônia, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Com o Combustível do Futuro, o Ministério de Minas e Energia quer estimular o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono para expandir a mobilidade sustentável no Brasil.

Pela proposta, o Comitê Técnico Combustível do Futuro (CT-CF), instituído pela Resolução do CNPE nº 7/2021 tratará de diversas iniciativas do gênero em curso no país: RenovaBio, Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Proconve, Rota 2030, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet).

O Combustível do Futuro também definirá, segundo o PL, diretrizes relativas à utilização do diesel verde mediante a participação volumétrica mínima obrigatória na matriz nacional, produzido a partir de matérias-primas exclusivamente derivadas de biomassa renovável. Esse combustível é relevante ao setor de transporte, pois possui paridade físico-química com os motores vigentes do ciclo diesel, evitando problemas mecânicos e permitindo a redução das emissões de gases poluentes realizadas pelo setor. Após a assinatura, o texto do PL segue para votação no Congresso Nacional.

Outras medidas propostas pelo Combustível do Futuro:

1) promover a diminuição da intensidade média de carbono da matriz de combustíveis e de emissões do transporte e o incremento da eficiência energética;

2) criar metodologia de cálculo do ciclo de vida completo (do poço à roda) para estimativa das emissões, abarcando aquelas associadas à fabricação dos veículos;

3) implementar ações para educar o consumidor a fazer uma escolha consciente do veículo a ser adquirido;

4) estudos para a ampliação do uso de combustíveis sustentáveis.

Além da integração das políticas de eficiência energética dos veículos, a proposta foi dividida em cinco eixos:

1º) Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação;

2º) Programa Nacional do Diesel Verde;

3º) Regulamentação de combustíveis sintéticos;

4º) Captura e estocagem geológica de dióxido de carbono (CO2);

5º) Novos limites de mistura de etanol anidro à gasolina.

 

Foto: Divulgação NTC


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.