Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%
Compartilhe

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. A ofensiva foi aprovada nesta segunda-feira (13) durante reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), instância máxima deliberativa sobre as políticas para o setor no país.

Presidido pelo Ministério da Infraestrutura e integrado ainda por representantes de mais nove ministérios, o colegiado deu seu aval à revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). “O Pnatrans traz um olhar transversal para o trânsito, ele engloba tudo o que fazemos e onde queremos chegar. A aprovação de hoje só reforça mais ainda o objetivo do Governo Federal: reduzir o número de mortes e salvar vidas no trânsito”, afirmou o secretário-executivo do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

“Fizemos um trabalho com mais de 100 especialistas, parcerias importantes. Com a consulta da sociedade, vamos trazer a efetividade necessária”, afirmou. Ele explica que o Pnatrans foi instituído pela Lei nº 13.614/ 2018, e, com a revisão, passará a contar com seis pilares: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; e Normatização e Fiscalização. A ideia é fortalecer o cumprimento da legislação de trânsito e estabelecer o alcance dos objetivos propostos pela nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

DIÁLOGO COM A SOCIEDADE – Com o mote Juntos Salvamos Vidas, as campanhas educativas de trânsito para 2022 vão subsidiar todas as ações voltadas para a segurança viária encampadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A nova mensagem deve ser veiculada nos meios de comunicação, obrigatoriamente a partir do primeiro dia do próximo ano.

Para Frederico Carneiro, a mensagem dialoga perfeitamente com o Pnatrans e com o que a sociedade precisa entender: “A campanha conversará com pedestre, motorista, motociclista e com quem mais fizer parte do trânsito. Juntos, conseguiremos atingir nossas metas e garantir um trânsito seguro”.

OUTRAS DELIBERAÇÕES – Ainda na reunião desta segunda, o conselho aprovou a minuta de resolução que estabelece os requisitos necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinadas, exclusivamente, ao transporte de cana-de-açúcar.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.