Fusões e Aquisições no transporte foram destaque em Café da Manhã no SETCESP
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23 de Novembro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP

O SETCESP realizou na semana passada o Café da Manhã sobre Fusões e Aquisições nos Setores de Transporte e Logística, evento que reuniu um grande público na sede da entidade. O palestrante, Ernani Mercadante Neto, apresentou os temas “Tendências e movimentos de fusões e aquisições no setor de transportes e logística no mercado nacional e internacional”; “Fases típicas de uma transação”; “Tipos de compradores e investidores” e “Pontos críticos da negociação”. O evento foi aberto pelo diretor do SETCESP, Altamir Filadelfi Cabral, que representou o presidente Francisco Pelucio, impedido de comparecer por motivo de compromissos em Minas Gerais (evento da COMJOVEM no triângulo mineiro). “Hoje, vemos processos de fusões e aquisições acontecendo muito no setor financeiro, nos bancos, mas, no futuro, no nosso setor isso também será comum”, disse Altamir na abertura. O palestrante Ernani Mercadante iniciou sua apresentação com algumas tendências do mercado nacional. Segundo ele, o País necessita de muitos investimentos em infraestrutura para atrair mais os diversos tipos de investidores. “O Brasil passa por um momento de consolidação e as empresas nacionais estão fazendo aquisições. A maior parte desses processos é feita pelas empresas nacionais. Poucas transações têm participação de empresas estrangeiras comprando ativos brasileiros”, disse Mercadante. No setor de transporte de cargas e logística, Ernani destacou o movimento das empresas em busca de especialização e integração nos serviços. “Podemos citar, no setor de transportes, os investimentos da TNT e a formação de grandes grupos nacionais como a Julio Simões, Gafor, Santos Brasil, ALL. Entre as IPOs: Tegma, Wilson Sons, Log-In, LLX. Grupos como o Opportunity, Equity International e Patria são exemplos de investidores financeiros que participam do setor”, disse. Mercadante apresentou alguns números sobre as transações no Brasil e tirou dúvidas dos empresários da platéia que fizeram perguntas ao final da palesta. Tempo de direção Logo após a apresentação de Ernani Mercadante Neto, o SETCESP aproveitou a presença dos associados e abriu o espaço para o debate sobre os projetos de Lei 99/07 e 271/08, em tramitação no Congresso, que versam sobre o tempo de direção para motoristas profissionais e regulamentação desta atividade. Os assessores Jurídicos do SETCESP, Narciso Fiegueirôa Júnior e Adauto Bentivegna Filho, que também é assessor da Presidência da entidade, apresentaram os dois projetos. O de número 271/08, de autoria do senador Paulo Paim, cria a jornada de 6 horas e determina um descanso de 20 minutos no início ou no fim desta jornada, além de fazer menção a direitos como não responder por prejuízos patrimoniais em caso de ação criminosa, hora extra de, no mínimo 100%. O projeto de Lei aponta a profissão de motorista como penosa e pede adicional de 30% no salário pago e concessão de aposentadoria especial após 25 anos de serviço, sem exigência de idade. O projeto de Lei nº 99/07, de autoria do deputado Tarcísio Zimmermann, também caminha na mesma linha, ou seja, trata do tempo de direção e sobre adicional de penosidade, entre outros assuntos. Os empresários ouviram as explicações dos especialistas do SETCESP, que solicitaram o envio de propostas para que o setor possa encaminhar ao Congresso Nacional um pensamento médio do TRC sobre estes assuntos. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail presidencia@setcesp.org.br.


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