Fórum promovido pelo SETCESP debate combustíveis alternativos, abastecimento urbano e a logística no e-commerce
Compartilhe

O evento contou com a participação do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, e premiou a rede de maior eficiência no recebimento

Ontem (20) foi realizado na sede do SETCESP o Fórum de Transporte, Logística e Abastecimento Urbano. O evento apresentou temas estratégicos para a melhoria da mobilidade urbana e do abastecimento de cargas nos grandes centros.

Com quatro painéis diferentes, abordou também a infraestrutura no recebimento de cargas, o tempo de espera para o descarregamento, as novas fontes de energia e combustíveis alternativos ao diesel, e as novas alternativas de modais de transportes no e-commerce.

Abastecimento Urbano

O primeiro painel foi uma sabatina com o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto e contou com a presença do presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, a presidente executiva, Ana Jarrouge, o ex-presidente do SETCESP, Tayguara Helou, e o diretor de abastecimento e distribuição dos SETCESP, Marinaldo Reis.

Durante a conversa o secretário respondeu a perguntas sobre as obras de conclusão do Rodoanel, concessões de rodovias, pedágios free flow, zona máxima de restrição e aproveitou para destacar como a figura de uma autoridade metropolitana poderia auxiliar os transportadores a resolverem o problema das janelas de horário de restrições entre municípios.

“Muita gente enxerga os caminhões com olhos negativos, mas para mim é uma alegria vê-los, porque são o reflexo das atividades econômicas. É preciso que haja um diálogo entre o desenvolvimento rodoviário e o planejamento urbano. A chegada do caminhão não pode ser um problema, tem que ser a solução”, disse Octaviano.

A transformação energética e os desafios em infraestrutura

No segundo painel, o professor do programa de engenharia de transporte (PET) e coordenador do laboratório de transporte de cargas da UFRJ, Márcio D’agosto, falou sobre o futuro da entrega urbana de cargas e apresentou um panorama da evolução do transporte, desde a criação do VUC (veículo urbano de carga) até a especialização da frota de caminhões leves.

“Os contratantes estão exigindo dos transportadores cada vez mais soluções que atendam ao ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa). O futuro da logística já chegou, e então você precisa fazer parte dele”, indicou D’Agosto.

Ainda nesse painel, estiveram presentes Paulo Genezini, gerente de sustentabilidade da Scania do Brasil, Fábio Nicora, engenheiro chefe da área de combustíveis e atrações alternativas na Iveco Brasil e Glauco Juliato, consultor comercial de vendas corporativas da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Cada um deles apresentou como as montadoras desenvolveram veículos que utilizam combustíveis alternativos ao diesel e a eletrificação.

Na sequência, foi aberto um espaço para quem usa essas soluções na prática comentar a respeito. O bate-papo foi realizado com Carlos Ferreira, gestor de sustentabilidade e qualidade na Jomed Log e Fábio Vicentin, diretor de operações da Jadlog Transportes, e teve a  intermediação de  Ricardo Melchiori, vice-coordenador da Comissão de Sustentabilidade do SETCESP. Eles falaram como estão atuando em operações baseadas para promover uma transformação energética e atender às demandas de clientes e do mercado.

“A Jadlog preza pela sustentabilidade de forma consciente dentro e fora dos caminhões”, contou Vicentim, enquanto isso Ferreira destacou que até é comum encontrar postos de abastecimento de GNV no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas não em outros lugares do país.

Melchiori, solicitou aos convidados que destacassem os desafios para uma eletrificação da frota, e contassem suas experiências com o uso de gás biometano, já que também é considerado uma alternativa para uma matriz energética mais sustentável.

Prêmio IER

A programação do evento também contemplou a Premiação do IER (Índice de Eficiência no Recebimento) e a rede de maior IER e àquela mais subiu no ranking, receberam o troféu pela premiação.

A entrega de carga na última milha

O último bate-papo do dia foi sobre as perspectivas e tendências do e-commerce e a entrega no last mile, e contou com a mediação de Guilherme Juliani, diretor da especialidade de E-commerce no SETCESP e os executivos da Total Express e do Mercado Livre.

Juliani trouxe uma pesquisa que informa que dois dos fatores mais geradores de abandono de carrinho em sites de compras estão ligados diretamente ao transporte. “O e- commerce vem crescendo e um dos diferenciais é o transporte. O segundo e terceiro motivo de desistências em compra é o valor do frete e o prazo de entrega para entrega”.

Eduardo Peixoto, vice-presidente comercial da Total Express comentou o enorme número de entregas que a empresa realiza, “é uma entrega a cada dois minutos”. Já Alex Fontes, gerente sênior de transportes no Mercado Livre falou da utilização de veículos de passeio para entrega e sobre a regulamentação. “Difícil achar uma legislação que abrace todos os lados”, comentou.

Ambos destacaram como estão se preparando para a Black Friday deste ano e como as instalações lockers pontos de coletas podem otimizar as entregas

“Recorremos a alternativas para sermos eficientes mesmo em meio a condições desfavoráveis. O nível de exigência do consumidor brasileiro é muito alto”, comentou Juliani.

Encerrando o evento, o presidente da entidade enalteceu as ricas discussões de todos os debates. “São assuntos profícuos que mostram as novidades do mercado e como fazer para estamos à frente delas. Nós transportadores, precisamos estar atualizados e dê olho no futuro”, finalizou Depentor.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.