Fluxo em estradas com pedágio cresce 3,8% em fevereiro, aponta ABCR
Compartilhe

Alta foi puxada pelo movimento de veículos leves, com avanço de 4,7%, enquanto o de pesados subiu 1,5%

O índice ABCR de atividade nas estradas referente a fevereiro de 2021 apresentou avanço de 3,8% em relação a janeiro, considerando os dados dessazonalizados, informou nesta quarta-feira a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). O fluxo pedagiado de veículos leves apresentou aumento de 4,7%, enquanto o de pesados avançou 1,5%.

Comparado ao mesmo período de 2020, o índice total registrou queda de 7,2%. O fluxo pedagiado de veículos leves recuou 11%, enquanto o fluxo de pesados evoluiu 4,4%.

O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é calculado pela ABCR em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.

“Os dados do mês demonstraram avanço em todos os segmentos da pesquisa, de forma generalizada nas regiões analisadas. Neste contexto, foi destaque o aumento do fluxo de leves após três meses de resultados negativos, considerando a série ajustada sazonalmente”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria, em comentário no relatório.

Entretanto, na comparação anual, “os efeitos da pandemia, além de perceptíveis, sugerem interrupção da trajetória de retomada de veículos leves”, diz.

“O indicador que vinha sinalizando gradativa redução do ritmo de quedas na métrica interanual (chegando a cair na casa de -4% em outubro), em janeiro e fevereiro apresentou perdas mais intensas (um pouco acima de 10% em ambos os meses)”, conclui.


voltar