Fazer a diferença no dia a dia do transportador
Compartilhe

Em seu segundo mandato à frente do SETCESP, para Tayguara Helou importa que a entidade desenvolva serviços que agreguem ganhos significativos as empresas de transportes, e que os associados possam de fato constatar as vantagens em se utilizar destes benefícios

Este é o seu 4º ano na presidência do SETCESP e, neste período, o número de associados mais que dobrou (passou de 1.365 no início de 2016 para 2.831 atualmente), foram lançados diversos novos serviços para os associados, além da elaboração de relevantes estudos técnicos e conquistas importantes para TRC no ponto de vista operacional e econômico. Como isso tudo foi possível?

Quando assumi a presidência do SETCESP percebi, de imediato, que a entidade necessitava se aproximar mais dos seus representados, se inserir nas necessidades das transportadoras, indo além de uma simples representação de classe. Era preciso dar continuidade no que de bom se vinha fazendo, mas sem continuísmo. Assim foi que criamos novos, revigoramos os já existentes, aumentamos e melhoramos a qualidades dos serviços prestados, mas sempre focados em como alavancar a rentabilidade dos nossos associados. Adotamos regras de celebração de convenção coletiva de trabalho que mitigassem o custo da mão de obra. Conseguimos a liberação do VUC – Veículo Urbano de Cargas do rodízio municipal em São Paulo. Conseguimos a diminuição das taxas para o transporte de produtos perigosos, enfim, a todo momento buscamos colocar a entidade mais próxima do setor buscando torná-la uma ferramenta de otimização da gestão da categoria. Também levamos a entidade para os meios de comunicação de massa e digitais, para ver valorizadas nossas bandeiras, colocar o SETCESP em evidência e fazer boas sugestões sobre soluções referentes ao abastecimento urbano. Com tudo isso, e com o apoio da minha diretoria e dos colaboradores, conseguimos bater um recorde na história sindical do setor ao chegarmos a quase três mil associados.

O lema da sua gestão é “Transportador associado ao SETCESP é mais rentável”. Por que a rentabilidade das empresas de transporte é o foco do SETCESP?

Este lema é desdobramento do trabalho que comentei anteriormente, ou seja, para este segundo mandato o foco é, por meio dos serviços oferecidos pela entidade, como por exemplo medidas judiciais conseguidas, medidas administrativas públicas, serviços e eventos, conseguirmos auxiliar as transportadoras a aumentar suas receitas e reduzir suas despesas, melhorando assim a sua rentabilidade. A rentabilidade é o ingrediente essencial para o sucesso empresarial e também para que as empresas possam investir mais em inovação e eficiência, devolvendo ao mercado ganhos significativos na prestação de serviços, pois a esmagadora maioria do consumo e da produção brasileira passa pelas rodas do nosso setor.

Quais são os desafios para manter atualizada uma entidade com mais de 80 anos no cenário atual que está em constante transformação tecnológica?

Neste segundo mandato, além do foco na rentabilidade, pretendo tornar o SETCESP inteiramente digital para que seja uma das primeiras entidades sindicais 4.0 do país. E neste sentido, já lançamos um portal que está em fase de ampliação no qual toda a relação com os nossos associados e com a sociedade se dará também pelas plataformas digitais, inclusive com opções para pagamento eletrônico.

Com o fim da contribuição sindical obrigatória instituída pela Reforma Trabalhista, quais as estratégias que as entidades devem adotar para buscar a manutenção de suas receitas?

Somos 100% favoráveis ao fim das contribuições obrigatórias, esta é a primeira ferramenta que nos ajuda neste trabalho, pois vem para a nossa entidade aqueles que realmente enxergam valor no que fazemos. No meu primeiro mandato, uma das bandeiras centrais do SETCESP foi a Reforma Trabalhista, quando tivemos papel de protagonistas e defendemos que não se pode impor contribuições obrigatórias a ninguém, seja pessoa física ou jurídica. Assim, adotamos, de forma pioneira, a prestação de serviços específicos para aquelas empresas que optam por pagar as contribuições. Oferecer algo que realmente faça diferença no dia a dia dos representados é fundamental para que as entidades continuem existindo.

Como as entidades podem gerar mais valor para as suas empresas representadas e associadas?

Primeiramente o dirigente sindical tem que entender que com a Reforma Trabalhista surgiu um novo sindicalismo, que exigirá compromissos com as necessidades dos seus associados, relação produtiva e estável com os sindicatos profissionais de sua base, comunicação mais moderna utilizando as mídias digitais, demonstrar e produzir valores que incutam no empresário a importância de ser associado. Viver só de reivindicações aos poderes legislativos não atrairá mais ninguém às entidades sindicais.

O que as entidades podem aprender com a academia e com as empresas privadas em relação às práticas de gestão?

A boa gestão é vital para a manutenção dos negócios, e uma entidade sindical do setor econômico deve ajudar seus associados a melhorarem a sua eficiência e resultados. Dentro desta perspectiva, o SETCESP possui uma universidade corporativa que forma gestores para o setor e é uma faculdade para gestão da transportadora, além de cursos ministrados especificamente para as empresas de transporte e logística. Além disso, fomentamos que as empresas busquem iniciativas de gestão sustentáveis visando um ambiente mais equilibrado. Inclusive estamos na 5ª edição do Prêmio Sustentabilidade SETCESP exatamente para reconhecer e premiar as transportadoras associadas que se destacam neste tipo de gestão sustentável. Esta ação é uma parceria com o prêmio das Maiores e Melhores do Transporte, promovido pela OTM Editora, e dá para as empresas participantes uma oportunidade de exposição gigantesca.

Os sindicatos continuam sendo entidades essencialmente políticas, porém hoje, precisam ter uma visão de negócios e focar em resultados. Mas não basta somente ter resultados, é preciso que estas implicações sejam relevantes para seus clientes, que são as empresas representadas, para o setor como um todo e, também, para a sociedade. Mas isso tudo, só é possível com uma equipe bem capacitada e motivada. As metodologias de gestão estão em constante mudança e as entidades precisam acompanhar esta evolução.

Qual recado você gostaria de deixar para os nossos leitores?

Se você ainda não conhece o SETCESP, venha nos conhecer. Esta é uma entidade de classe nunca antes vista, pois é profissional, transparente e muito motivada em ajudar o transportador a alavancar os seus negócios e a sua rentabilidade.


voltar