Existe um jeito certo de conversar com o ChatGPT? Parece que sim
Compartilhe

Tratar o ChatGPT como um parceiro estratégico — e não como um buscador — é o primeiro passo para obter respostas realmente úteis, criativas e contextualizadas

A inteligência artificial não pensa como um ser humano. Mas ela responde como se fosse — desde que você saiba perguntar. Em meio ao uso crescente do ChatGPT por profissionais de diversas áreas, uma dúvida persiste: existe uma maneira certa de conversar com a IA?

A resposta é sim. E entender isso faz toda a diferença entre obter respostas genéricas e receber contribuições realmente úteis, criativas e adaptadas ao seu contexto.

ChatGPT funciona melhor quando você conversa com ele como se estivesse orientando um colega inteligente, mas sem contexto. Ele precisa que você defina o papel dele, o seu objetivo, o público, o tom e o formato da resposta.

Como conversar da forma certa

Aqui vão cinco princípios simples para transformar sua conversa com a IA:

  1. Dê um papel à IA

“Finja que é um professor de economia.”

“Aja como um revisor publicitário sênior.”

Ao definir uma persona, você ativa padrões de linguagem e conhecimento específicos.

  1. Diga o que você quer fazer

“Me ajude a criar um plano de aula.”

“Preciso de um resumo crítico com base neste artigo.”

O objetivo direciona a estrutura da resposta.

  1. Explique para quem é

“O público é um diretor de marketing que não entende programação.”

“O texto será lido por universitários iniciantes.”

Isso ajusta o nível de complexidade e vocabulário.

  1. Escolha o tom e o formato

“Texto direto, em formato de lista.”

“E-mail persuasivo, tom leve e informal.”

Assim, o modelo entrega algo mais próximo do que você precisa.

  1. Seja específico e dê contexto

Quanto mais detalhes você incluir, melhor será o resultado. Dados, exemplos, referências e limitações a judam a IA a entender as nuances do que está sendo pedido.

Um prompt ruim:

“Me fale sobre liderança.”

Um prompt bom:

“Finja que você é um consultor de carreira com 10 anos de experiência. Escreva um artigo de LinkedIn sobre liderança em tempos de crise, com exemplos reais e linguagem inspiradora. O público são jovens gestores”.

 


voltar