Nesta quinta-feira (24) o SETCESP realizou o evento “Seminário de Tributos – Planejamento Tributário e Documentos Fiscais Eletrônicos” que recebeu palestras do Sr. Daniel Carvalho, coordenador Nacional dos Documentos Fiscais Eletrônicos da Secretaria da Fazenda de Mato Grosso do Sul e do Dr. João Paulo Todde Nogueira, Fundador e CEO da TODDE Advogados & Consultores Associados.
“O SETCESP realiza eventos para que possa, na prática, apoiar a gestão e melhorar o dia a dia dos nossos associados. Falar sobre documentação fiscal e sobre o planejamento tributário nas transportadoras é muito importante e ajuda diretamente no desenvolvimento do setor”, afirmou Tayguara Helou, presidente do SETCESP durante a abertura do evento.
Documentos Fiscais Eletrônicos no TRC (CT-e, MDF-e, CT-eOS e BP-e) foi o tema da palestra do Dr. Daniel Carvalho que contextualizou a plateia de mais de 70 pessoas falando sobre a evolução dos documentos fiscais eletrônicos no Brasil e também sobre a importância das transportadoras declararem as informações corretas para o fisco para que todos os cruzamentos de dados sejam realizados de forma satisfatória.
“É importante salientar a relevância que o transportador tem na prestação de informações fiscais. Hoje ele se tornou uma referência para os órgãos de fiscalização validando, literalmente, as informações contidas na Nota Fiscal Eletrônica. Entendo que as empresas de transporte são cruciais no que declaram tanto no Manifesto como no Conhecimento de Transporte Eletrônico”, explicou Daniel.
O Dr. João Paulo Todde Nogueira falou sobre Planejamento Tributário Estratégico dando atenção ao cotidiano das empresas de transporte, aos procedimentos processuais internos e operacionais da área tributária e fiscal das transportadoras.
“Para ter um bom planejamento tributário o transportador precisa de duas coisas, primeiro é mão de obra capacitada e segundo são sistemas que sejam capazes de fazer a transação de informações. É importante entender, com base nisso, como funciona a empresa sistemicamente e, a partir daí, analisar junto aos setores jurídico, contábil e fiscal meios para poder preservar as rotinas fiscais. O próximo passo é implementar outras formas de planejamento não só para se ter ganho fiscal, mas principalmente para evitar autuações, e isso é possível garantir através de controladorias mais fortes”, falou Todde.
Após as apresentações, as dúvidas do público presente foram sanadas pelos palestrantes e pelo assessor executivo e jurídico do SETCESP, Dr. Adauto Bentivegna Filho, que compuseram junto com Tayguara Helou, a mesa de debate do Seminário.
Confira aqui o conteúdo das palestras na íntegra.
Veja as fotos da cobertura do evento.
voltar