Evento Infraconnect debate infraestrutura e conectividade na ANTT
Compartilhe

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram, nesta terça-feira (12), o Infraconnect, evento interagências voltado ao debate sobre infraestrutura, conectividade, desenvolvimento sustentável, gestão dos ativos e panoramas para o futuro entre os setores. O objetivo foi explorar potencialidades para as infraestruturas nacionais de transporte e telecomunicação se integrarem de forma eficiente, sustentável e com segurança.

Na abertura do evento, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, os diretores da ANTT Luciano Lourenço e Felipe Queiroz e o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, introduziram os assuntos a serem debatidos. Na oportunidade, os participantes salientaram a importância da agenda conjunta entre as duas agências para o desenvolvimento da aplicação de tecnologias de conectividade à infraestrutura de transportes.

Durante sua fala de abertura, Rafael Vitale mencionou dois exemplos de iniciativas de conectividade integradas: o Sistema de Livre Passagem (Free Flow) e o Sistema de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM), que tiveram suas estreias em caráter experimental a partir dos sandboxes regulatórios estabelecidos pela ANTT. “São iniciativas que já saíram do papel e devem se intensificar por toda a malha, exemplificando toda a potencialidade que projetos de conectividade em infraestrutura têm”, alegou o diretor-geral.

Em seguida à abertura do evento, a programação foi dividida em três painéis temáticos: a importância da conectividade para a Agenda 2030 no Brasil; estado da arte em conectividade e infraestrutura; perspectivas de futuro. Os painéis contaram com a participação de especialistas das áreas de telecomunicações, infraestrutura, transportes e regulação de diversas instituições, além da ANTT e Anatel.

O debate das temáticas apresentadas no Infraconnect permite a identificação de oportunidades para o Brasil em Infraestrutura e conectividade e qual o papel fomentador que a regulação conjunta pode desempenhar para o país ser a vanguarda em utilização sustentável e eficiente de seus ativos, garantindo fluxos de mercadoria e pessoas com segurança, sustentabilidade e menor atrito possível, com tecnologias emergentes. Ao longo de seu ciclo, o Infraconnect construiu propostas de ações e temas prioritários de conectividade a serem incluídos nas agendas regulatórias da ANTT e da Anatel.

O evento foi transmitido pelo canal da ANTT no YouTube e os painéis de debate podem ser assistido na íntegra clicando aqui.

>> Acesse aqui a galeria de fotos do evento <<

A conectividade nas vias terrestres é um tema de constante interesse na ANTT, tomando parte em diversas iniciativas integrantes do Programa PROREV, como a agenda regulatória, o Programa Vias Seguras e o Centro Nacional de Supervisão Operacional.

 

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.