Estado de SP quer avaliar melhor proposta de ICMS para diesel, diz Villela
Compartilhe
21 de Agosto de 2015 – 03h53 horas / Agência Estado

secretário de Fazenda de São Paulo, Renato Villela, disse ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que o governo estadual quer avaliar melhor a decisão aprovada nesta quinta, 20, pelo Conselho Nacional de Política Fazenda (Confaz) de encaminhar proposta de resolução ao Senado para elevação da alíquota do ICMS sobre o diesel de 20%. Segundo ele, São Paulo, que votou contra a proposta, quer estudar melhor o impacto da medida na inflação e no mercado, já que o diesel é um insumo importante para a economia.

Villela disse que a proposta foi aprovada com maioria apertada. Em São Paulo, a alíquota é de 12%. O secretário disse que caberá ao Senado decidir. "O que nós gostaríamos é que fosse melhor discutida", afirmou.

Sobre a decisão de propor ao Senado resolução para elevar para 20% a alíquota do ITCD (tributo que incide sobre doações e heranças), Villela afirmou que há uma preocupação grande com a proposta do governo federal em estudo de criar uma sobretaxa com mesma base de tributação. Em São Paulo, o ITCD é de 4%.

Na sua avaliação, não faz sentido a União querer usar essa mesma base tributária. Ele disse que um dos riscos com uma elevação forte do ITCD é o tributo deixar de ser pago pelos contribuintes, com prejuízos para União e Estados.

O secretário de São Paulo disse que cada Estado tem o seu "timing" para decidir sobre o aumento do ICMS. Além do represamento dos pedidos de empréstimos pelo Tesouro, outro ponto de descontentamento dos Estados é em relação a liberação de R$ 1,950 bilhão do Fundo de Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) referente a 2014. O Ministério da Fazenda prometeu liberar esses recursos, o que não ocorreu. Também não há decisão do governo federal sobre os recursos do FEX de 2015.

Segundo Villela, o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Fabrício Dantas, só ouviu os secretários de Fazenda e não se comprometeu com prazos em relação aos pedidos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.