A Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil (Concebra) vai duplicar 647,8 quilômetros das rodovias BR-153/MG (do entroncamento com a BR-365/MG – Trevão de Ituiutaba – até a divisa entre Minas Gerais e São Paulo) e BR-262/MG (do entroncamento com a BR-153, em Boa Sorte, a Uberaba e até Nova Serrana), em um prazo de cinco anos. A informação foi passada ontem em audiência pública, promovida pela Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O objetivo da reunião, requerida pelo deputado Anselmo José Domingos (PTC), foi apresentar os planos e os projetos da concessão, formalizada em 5 de março, das rodovias BRs 060/153/262, entre Brasília e Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O trecho da BR-060 é o único que não passa por Minas. Ele está localizado entre Brasília e Goiânia.
Segundo o diretor-presidente da Concebra, Odenir Sanches, as obras de duplicação das BRs 153 e 262, dentro de Minas Gerais, iniciaram-se em 3 de maio, em um trecho de 65km entre Uberaba e Campo Florido. Ele explicou que o trecho foi escolhido, principalmente, pelas facilidades ambientais.
Pedágio. Nas regiões de rodovia duplicada no Estado, a previsão é de que o início da cobrança dos pedágios ocorra em agosto de 2015. De acordo com Odenir Sanches, o valor previsto ficará em torno de R$3, em cada praça. “Para iniciar a cobrança, temos, antes, que entregar, no mínimo, 10% dos cerca de 650km previstos a serem duplicados. Além disso, o local afetado já tem que estar apto a receber o tráfego”, explica.
Em Minas serão sete praças de pedágio, separadas uma da outra por cerca de 100km. Na BR-153, ficarão localizadas duas praças: em Prata (km 127) e Fronteira (km 227). Já na BR-262, os locais serão Florestal (km 389), Luz (km 512), Campos Altos (km 600), Sacramento (km 736) e Campo Florido (km 863).
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