Segundo a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), as conversas com o Executivo começaram há duas semanas. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) já se mostrou favorável à liberação dos veículos inspecionados. O secretário municipal do verde e meio ambiente, Eduardo Jorge, também participa dos estudos.
A mudança beneficiaria os veículos leves de carga fabricados após 2004. A frota mais nova, explicou um empresário do setor de transportes, possui um dispositivo que reduz a emissão de poluentes. Além de comprovar sua data de fabricação, o VUC terá de passar por uma inspeção ambiental veicular municipal.
Adiamento – O presidente do Setcesp, Francisco Pelucio, disse que a liberação ainda não foi concretizada porque os empresários não repassaram os dados solicitados pela entidade. “Depois de uma conversa com o prefeito, pedimos aos empresários o número de VUCs que poderiam ser enquadrados na flexibilização. Mas não houve uma resposta em tempo hábil, o que adiou o processo“, afirmou. Francisco Pelucio informou que esse levantamento será enviado à Prefeitura até o final da próxima semana. Após a entrega da lista, ele acredita que a liberação será autorizada em poucas semanas. “O prefeito e o secretário dos Transportes (Alexandre de Moraes) informaram que só autorizariam essas mudanças após a entrega do tamanho da frota beneficiada.“
Caso seja mesmo aprovada, a mudança pode liberar uma frota de, no mínimo, cinco mil caminhões leves de entrega, que circulam principalmente no Centro expandido. Atualmente, a inspeção é realizada por uma empresa terceirizada no centro de inspeção veicular, no Jaguaré, zona oeste.
Amigo – Ontem, Kassab participou de um café da manhã na sede do Setcesp. O prefeito e candidato à reeleição foi chamado de “amigo“ pelos empresários do setor de transportes.
Acompanhado de secretários, entre eles o de Transportes, Kassab fez um resumo de suas ações à frente do Executivo paulistano, com destaque para as medidas restritivas à circulação dos veículos de carga e descarga.
Com uma postura diferente da verificada nas duas últimas semanas, quando iniciaram uma batalha judicial contra as restrições, os empresários adotaram um discurso conciliador e chegaram a elogiar a redução nos índices de congestionamentos. Entre pedidos de liberação dos VUCs e extinção de todas as restrições, entre elas o rodízio, os empresários avaliaram que o encontro de ontem selou a “paz“ entre o setor de cargas e a Prefeitura, pelo menos por enquanto. “Realizamos encontros a cada quinze dias. Um grupo de trabalho foi criado para acompanhar os resultados das restrições. O prefeito nunca deixou de nos ouvir, apesar dos resultados negativos gerados pelas restrições“, alegou Pelucio.
Em campanha eleitoral, Kassab disse aos empresários que, conforme os resultados obtidos nos próximos meses, as medidas restritivas podem sofrer alterações. “Não seremos irredutíveis. Se os números permitirem, a Prefeitura fará mudanças nas restrições“, afirmou Kassab.
Rodoanel – O prefeito também prometeu que, caso seja reeleito, investirá recursos na construção de novos trechos do Rodoanel Mário Covas, que hoje recebe investimentos do governo do Estado de São Paulo e repasses esporádicos da União. “Acertamos o retorno da Prefeitura ao metrô. A meta é investir R$ 1 bilhão. Reeleito, a Prefeitura também investirá no Rodoanel“, prometeu o candidato, que não explicou de onde sairiam os recursos para a nova parceria com o governo estadual.
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