Duplicação da ERS-118 é retomada com investimento de R$ 131 milhões
Compartilhe

A semana começou com máquinas e operários de volta à ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma semana após o governo do Estado anunciar a liberação de R$ 131 milhões para a duplicação da rodovia – mediante financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – as construtoras contratadas mobilizaram as primeiras frentes de obras para a continuação dos serviços no trecho de 21,5 quilômetros.

O primeiro trabalho retomado na segunda-feira (24/6) foi a implantação de concreto na pista sob o viaduto da avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, em Gravataí. Ainda esta semana, também recomeçam os serviços de terraplenagem e pavimentação no km 5, em Sapucaia do Sul, e a construção das três pontes sobre o arroio Sapucaia, no km 6.

Segundo o governador Eduardo Leite, o financiamento obtido junto ao BNDES permitirá que a obra seja executada de forma ininterrupta. “Estamos muito felizes por dar essa solução definitiva para a conclusão da ERS-118”, disse. “Uma vez entregue à sociedade, essa obra resultará não apenas no desenvolvimento da economia da região, mas também em uma melhor qualidade de vida às pessoas que se deslocam entre os municípios.”

Cerca de 70% dos serviços necessários à duplicação da ERS-118 – do entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, ao acesso à freeway, em Gravataí – estão concluídos. Entre os km 5 e 21,5, mais de 80% da pista nova foi finalizada. Também serão retomadas a restauração das pistas antigas, as ruas laterais e os acessos aos viadutos já prontos.

“Conseguiremos quitar todos os pagamentos pendentes e custear os serviços que serão realizados”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “O governador Eduardo Leite definiu esse projeto como prioridade, então montamos um cronograma técnico e criterioso, junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), para finalmente entregá-la à sociedade até dezembro de 2020.”

Obras em execução na rodovia

Lote 1 (km 11 ao 21,5): a pista nova está com 90% dos serviços executados. Serão concluídos, ainda, os acessos aos viadutos da avenida Marechal Rondon e sobre a ERS-020. A restauração da pista antiga está com 55% do cronograma cumprido. Nas ruas laterais, 75% das obras estão executadas.

Lote 2 (km 5 ao 11): é o segmento em que as obras estão mais avançadas, com 88% de conclusão. Na pista nova, 85% dos serviços foram executados. As ruas laterais estão 90% finalizadas. Falta, ainda, concluir os acessos à transposição do poliduto da Transpetro.

Lote 3 (km 0 ao 5): último lote a ser licitado e ter as obras iniciadas. A pista nova está 50% concluída. Nas ruas laterais, os serviços chegam a 25%. A restauração da pista antiga ainda não teve início para não comprometer o tráfego no trecho.

Viaduto sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca (km 3,5, Sapucaia do Sul): está 65%concluído, em fase de instalação das vigas.

Viaduto sobre a linha do Trensurb, (km 1, Sapucaia do Sul): obra 30% concluída. Está na etapa de instalação dos pilares.

Pontes sobre o arroio Sapucaia (km 6, Sapucaia do Sul): cronograma 70% finalizado. Falta a execução de aterros e da pista de duas das três pontes.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.