DNIT reforça importância de realizar manutenção preventiva em veículos
Compartilhe

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orienta os condutores sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. A medida propicia segurança, pois evita falhas mecânicas que podem comprometer os freios, controle do carro etc. E ainda gera economia, já que quando o veículo funciona bem, isso reflete no consumo de combustível, dos pneus e de outros componentes veiculares. Como regra geral, a manutenção preventiva veicular precisa ser feita a cada ano ou a cada dez mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. Não existe data específica para realizá-la, dependerá do ano, marca e modelo do veículo.

Manutenção periódica preventiva:

Pneus:
Um dos principais itens a serem observados são os pneus. Eles precisam ter “ranhuras” por onde a água da pista possa escoar para evitar derrapagens e aquaplanagens. E ter a calibragem adequada.

Freios:
Outro importante ponto são os freios. O mau funcionamento aumenta a distância de frenagem e ainda causa problema na direção.

Óleo:
Ele lubrifica e retira as impurezas do motor. Caso o nível esteja abaixo da primeira marca da vareta de medição, significa que é necessário repor o óleo.

Lâmpadas:
Conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, infração considerada média, conforme o inciso XXII, do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lâmpadas e lanternas, de tempos em tempos, acabam queimando, por isso, é indicado que elas sejam verificadas sempre que possível.

Suspensão dianteira:
Caso a direção do veículo esteja mais pesada, mais resistente que o normal, pode ser sinal de que esteja desalinhada. Isso acarretará desgaste das peças e diminuirá o desempenho do veículo.

Outros itens a serem observados:
Correias do motor, radiador, escapamento, filtros de ar do motor, velas, lataria, marcha, filtro de combustível, entre outros.

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.