Compartilhe
01 de Setembro de 2015 – 05h45 horas / Automotive Business

Levantamento da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), aponta nova tendência na preferência dos consumidores para o financiamento de veículos: os modelos usados ganham mais adeptos por se tratar de uma opção financeiramente mais atrativa com relação aos novos, cujos preços elevam o nível de comprometimento da renda.

“Em meio às incertezas econômicas, o consumidor continua optando por parcelas menores no financiamento. Assim, os usados vêm crescendo, enquanto os novos estão recuando”, defende Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Cetip.

Os números confirmam a preferência pelas parcelas menores: o financiamento de usados entre janeiro e julho caiu apenas 1,9% sobre iguais meses de 2014, passando de 1,64 milhão para 1,61 milhão. Na mesma base de comparação, os financiamentos de novos recuaram expressivos 22,4%, de 1,12 milhão para 873,8 mil unidades. Os dados consideram apenas automóveis e comerciais leves. Vale notar que proporcionalmente, o volume de usados é muito maior que o de novos financiados no período acumulado.

Entre os usados, o destaque fica por conta dos modelos com 4 a 8 anos de uso: o volume de financiamento desses veículos cresceu 2,6% no acumulado, o que ajudou a reduzir o índice de queda do total dos financiamentos de usados. Em julho, entre todas as faixas etárias consideradas para automóveis leves, essa mesma categoria, de 4 a 8 anos, foi a única a apresentar aumento no número de financiados, superando inclusive o índice de aumento do volume de novos leves financiados.

Ainda de acordo com os dados, o bom desempenho dos usados também pode ser observado nos financiamentos realizados via consórcio: de janeiro a julho, apresentou alta de 20,9%, na comparação anual. Os dados consideram as aquisições de veículos leves por cotas contempladas.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.