Confiança da indústria cai em junho e atinge menor nível desde outubro
Compartilhe

Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,3 ponto percentual, retornando para 75%.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) caiu mais 1,5 ponto em junho, para 95,7 pontos, o menor nível desde outubro de 2018, empatado com o resultado de novembro de 2018, segundo levantamento divulgado na quinta-feira, 27 de junho.

Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo terceiro mês consecutivo, desta vez em 0,5 ponto.

“A percepção sobre a situação atual dos negócios na indústria piorou em junho após dois meses de sinais positivos. Já as expectativas continuaram em queda, sinalizando pouca confiança na possibilidade de uma recuperação expressiva do setor no curtíssimo prazo. Diante do quadro de desânimo, destaca-se como único resultado favorável no mês a alta do indicador de evolução da produção nos três meses seguintes”, afirmou Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas públicas da FGV IBRE.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,3 ponto percentual (p.p.) entre maio e junho, retornando para 75,0%. Na métrica de médias móveis trimestrais, o NUCI continuou avançando, em 0,1 p.p., para 74,9%, em função do bom resultado do mês anterior.


voltar