Comunicado oficial : acúmulo de cargas no aeroporto de Guarulhos
Compartilhe

Comunicado Oficial                                                 

São Paulo, 11 de dezembro de 2023.

É público e notório para todos os usuários do setor de cargas do Aeroporto de Guarulhos que estamos vivendo uma situação caótica, devido à alta volumetria de cargas, ocasionada pelo acúmulo de diversos fatores, tais como: falta de infraestrutura suficiente para demanda atual, falta de mão de obra e equipamentos, quebra constante de equipamentos (transelevador) e ainda, recentemente, devido ao excesso de feriados, fato que diminuiu demasiadamente a quantidade de dias úteis, prejudicando o escoamento. Outro fator muito impactante é a greve dos auditores fiscais da Receita Federal.

Somado a isso, é sabido que estamos em uma época de alta demanda de cargas.

Desta forma, o SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, entidade sindical do setor econômico do ramo de transporte rodoviário de cargas na região da Grande São Paulo, através de sua Diretoria de Especialidade do segmento de cargas Aduaneiras, tem se colocado à disposição para ajudar no que for necessário para acelerar o escoamento deste acúmulo de cargas que se encontram armazenadas no aeroporto. Para tanto, é necessário uma integração e sinergia simultânea entre os agentes atuantes nesse ecossistema: Receita Federal, GRU Airport, Transportadores de Cargas, Importadores e Despachantes Aduaneiros.

Neste sentido, temos participado de reuniões para encontrar soluções conjuntas que possam atender à necessidade atual, a fim de que todos os atores envolvidos, acima citados, estejam dispostos a cooperar para o escoamento deste acúmulo de cargas, obedecendo, obviamente, toda legalidade e quesitos de segurança decorrentes deste tipo de operação.

Por todo exposto, reforçamos que o SETCESP continua à disposição para colaborar com todos os órgãos aeroportuários no sentido de agilizar o carregamento das mercadorias, desde que as mesmas estejam devidamente liberadas para a operação de transporte, seja através de mutirões de carregamento, atendimento em horários alternativos, notificação das empresas de transporte com cargas represadas, etc.

Enquanto a situação não é normalizada, solicitamos aos transportadores que estiverem enfrentando problemas para retirada de suas cargas no aeroporto de Guarulhos, que reportem a situação ao e-mail comissoes@setcesp.org.br para que possamos auxiliar nas tratativas necessárias.

Adriano Depentor
Presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP


voltar