Como a imagem pessoal contribui com a profissional?
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Confira dicas e informações para minimizar os erros na hora de se comunicar

O jornalista Rodrigo Bernardino, que é o CEO do GMI (Grupo Mostra de Ideias), empresa signatária do Vez & Voz, foi quem conduziu o encontro da Comissão do Movimento, que aconteceu na manhã do dia 06 de junho.

Os participantes se reuniram online para um bate-papo sobre posicionamento, reputação, aparência entre outras coisas, que podem impactar na imagem que se desejam refletir.

Na conversa que se seguiu, o especialista disse ser pouco recomendável desassociar o lado pessoal do profissional, já que ambos estão interconectados. “Criar um personagem diferente daquilo que você é, pode tornar suas relações bem ruins”, alertou Bernardino.

O CEO apontou que o melhor caminho para se aproximar das pessoas e passar uma ‘boa imagem’ é reconhecer os aspectos em comum. “Temos que humanizar não só a rede social, mas a nossa relação de trabalho e principalmente, manter uma imagem genuína. Nós temos muito mais aspectos que nos conectam, do que nos afastam”, disse ele avaliando também que a imagem é mais do que a forma como nos vestimos, ela está inserida em nosso comportamento.

Para Bernardino, as mulheres do transporte de cargas desempenham um papel essencial no setor e podem usar de forma eficaz a comunicação para aumentar a credibilidade de seu trabalho.

Estudos mostram que a liderança é responsável por até 50% da reputação corporativa, capaz de impactar diretamente a confiança dos como investidores, clientes, funcionários e parceiros comerciais. Pesquisas indicam que até 80% dos consumidores levam em consideração a reputação corporativa, antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

“Uma colocação áspera de alguém da alta gestão pode afetar as relações políticas, com os investidores e os acionistas ”, avaliou Ana Jarrouge, idealizadora do movimento e presidente executiva do SETCESP, concordando com os dados apresentados.

“Por mais que tenhamos um conceito pessoal já construído sobre alguém, pelo fato de trabalharmos em uma organização, pode ser que no dia seguinte a gente tenha que participar de um almoço ou reunião com quem criticamos”, lembrou Camila Florencio, coordenadora da comissão, chamando a atenção para o cuidado de não expor certas opiniões nas redes.

Falando das mídias sociais, o especialista afirma que elas ajudam a manter uma conexão com as pessoas, entretanto precisam de um bom gerenciamento e de serem utilizadas com equilíbrio, evitando posicionamentos pesados e a militância ferrenha.

Nisso é preciso observar alguns pontos como:

  • manter o profissionalismo;
  • a consistência da forma como você se apresenta;
  • identificar os seus pontos fortes e de interesses para a construção de branding pessoal;
  • interagir em outras postagens para aumentar também o seu engajamento; e
  • monitorar constantemente a sua reputação e o que dizem sobre você.

Outro ponto observado pelas participantes Melina Schio e Rafaela Cozar, respectivamente psicóloga e vice-presidente do SINDICAMP, foi o engajamento nas redes sociais, que podem elevar o alcance de determinados assuntos.

Cozar sugeriu que as participantes salvem, curtam e compartilhem postagens que apoiem outras mulheres. Schio, por sua vez, destacou que isso faz parte do sentimento de sororidade e ajuda a fortalecer movimentos de equidade de gênero.

Por fim, Rodrigo deu dicas e sugestões de como ter uma voz ativa nas redes sociais e assumir o protagonismo estabelecendo redes de apoio. “Uma coisa interessante é que quando você está nas redes sociais, as pessoas não estão apenas te observando. Elas veem também a possibilidade de se inspirarem em você. Então, a sua responsabilidade aumenta”, avisou.

Fica a Dica!

7 atitudes que podem beneficiar mutuamente sua imagem pessoal e profissional

1 Autenticidade: mantenha uma imagem coerente e genuína em todos os contextos, isso ajudará as pessoas a confiarem em você.

2 Comunicação eficaz: ouça atentamente, se expresse com confiança e tenha uma postura respeitosa.

3 Cuidado com a aparência: vista-se de acordo com o ambiente profissional em que você está inserido e demonstre cuidado com a sua apresentação pessoal.

4 Equilíbrio: estar bem emocionalmente e cuidar de si mesmo, pode ter um impacto positivo em seu desempenho profissional.

5 Desenvolvimento contínuo: busque oportunidades de aprendizado, aperfeiçoe suas habilidades e esteja aberto a um feedback construtivo.

6 Integridade: ser honesto, confiável e ético contribui para uma imagem positiva em todos os aspectos.

7 Networking: construa relacionamentos sólidos tanto em sua vida pessoal quanto profissional.


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