No terceiro dia da comitiva do SETCESP e Nova Iorque (EUA), houve, pela manhã, um encontro no NYCDOT (New York City Department of Transportation), organizado pela Stacey Hodge, Diretora responsável pelo abastecimento Urbano e transporte rodoviário de cargas.
Na ocasião, após o grupo ser recebido por Steve Galgano, Comissário Adjunto Interino da divisão de planejamento de tráfego e Diretor de sistemas de Engenharia, a executiva apresentou o programa de entregas noturnas que esta em fase de teste na cidade, uma iniciativa entre a iniciativa pública e privada.
Na sequência, o vice-presidente do SETCESP, Tayguara Helou, ministrou uma palestra apresentando o SETCESP, as restrições de circulação de veículos e caminhões na cidade São Paulo e as propostas de melhorias para o abastecimento urbano para um público de 25 Diretores do NYCDOT e a comitiva.
Logo após, o Sr. Thomas Maguire, Assessor do comissário de desenvolvimento de projetos do NYCDOT, apresentou o Vision Zero, programa voltado para a segurança no trânsito na cidade de NYC.
“Há um grande volume de acidentes envolvendo pedestres na cidade, notadamente crianças e idosos. Algumas das propostas é a instalação do Mibileye, tecnologia que conhecemos em Israel ano passado e vendida pela nossa mantenedora Zatix no Brasil, a instalação de censores e câmeras de ré nos caminhões, a instalação de GPS nos veículos, instalação de retrovisores para os pontos cegos dos caminhões, entre outros”, comenta o vice-dirigente do SETCESP, direto de Nova Iorque.
Logo a seguir, o Sr. Mark Simon, Diretor e Gerente Senior de projetos de combustíveis alternativos, apresentou o programa de incentivo para veículos com combustíveis alternativos para a cidade.
“Entre as diversas tecnologias, as mais usadas são os veículos a gás e elétricos, os operadores que aderirem ao programa, recebem incentivos tributários federais e municipais”, diz Tayguara.
Andrew J. Weeks, Gerente se Projetos do NYCDOT, apresentou o sistema de capitação de dados (big data) do departamento. “São utilizados dados dos GPSs dos táxis, dos sistemas de cobranças automáticos dos pedágios em cada carro e dados dos GPSs dos ônibus da cidade, tudo é absolutamente mapeado e calculado para entender as maiores regiões de tráfego, os horários de pico, os dias, semanas e meses de maiores congestionamentos”, explica o vice-presidente do SETCESP.
David Stein, Diretor Adjunto da Unidade de Planejamento e Gestão de locais de estacionamento da NYCDOT, mostrou o programa de planejamento e tecnologias para estacionamento em vias públicas. O sistema define, em comum acordo com transportadores e comunidade, os locais de estacionamento exclusivos para carga e descarga, pois os estabelecimentos, mesmo os grandes não dispõem de infraestrutura adequada para isso.
Após estas reuniões, o grupo foi para o JTMC (Joint Traffic Management Center), um local que integra a gestão das salas de controle de tráfego do NYCDOT e da NYCPD (New York City Police Department). Nesta ocasião, a comitiva foi recebida por John Tipaldo, Diretor responsável pelas atividades do DOT, e Nelson Castilho, Assessor do Comissário.
Na parte da tarde, o grupo foi ao The Port Authoraty – of Ny & Nj, responsável pelas operações dos portos, aeroportos, algumas pontes e túneis de acesso a ilha de Manhattan, e a reconstrução das torres gêmeas.
A entidade apesar de ser uma divisão pública funciona como uma empresa privada com os seus próprios orçamentos, receitas e investimentos.
Nesta ocasião, o grupo do SETCESP foi recebido por Steven Brown, diretor regional de transportes, departamento de planejamento regional e desenvolvimento; Lisa Mattia, gestora de projetos do departamento de planejamento regional e desenvolvimento; Michael Bednarz, Diretor de desenvolvimento de negócios de carga aérea; Jorge Reis Filho, Gestor de seguranças e tecnologia de aviação; e Robin Stewart, Gerente do departamento de planejamento de negócios do porto.
voltar