CNT atua para impedir avanço de projeto que retira recursos do Sistema S
Compartilhe

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniu com o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União/GO) para falar sobre uma proposta que obriga a participação de representantes dos trabalhadores na administração das entidades privadas de serviço social e formação profissional que recebem recursos do Sistema S. O parlamentar é relator do Projeto de Lei (PL) nº 6505/2019, que também estabelece mudanças para limitar a contribuição em 1% e torná-la facultativa.

A proposta é negativa porque retira recursos de todo o Sistema S, incluindo o SEST SENAT, além de ter inconstitucionalidades claras quanto ao cumprimento da missão institucional dos serviços sociais autônomos. Não há, também, indicação de como seria estruturada a participação de representantes dos trabalhadores na administração dos serviços sociais autônomos.

A redução das receitas afrontaria a própria natureza das entidades, pois o Sistema S não seria mais capaz de cumprir com sua missão institucional, voltada à totalidade dos trabalhadores das empresas contribuintes do setor beneficiado.

CNT é contrária ao PL nº 6.505/2019

A Confederação, por meio da sua gerente do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, fez a entrega de uma nota técnica com o posicionamento contrário à matéria. Segundo Andrea, os impactos do projeto podem ser devastadores para a atividade-fim das entidades.

“Caso seja aprovado, o projeto tornará inviável a continuidade do SEST SENAT e a operação das suas 164 unidades, além de colocar em risco os mais de 7.000 empregos gerados pelo Sistema S do Transporte. Vale destacar que hoje os trabalhadores já possuem assento no conselho do SEST SENAT”, ressalta a gerente.

O relator afirmou que levará em consideração os argumentos técnicos da CNT na confecção do seu parecer. Ainda não há previsão de quando o deputado Calil fará a sua apresentação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados.

Além de Andrea Cavalcanti, participaram da reunião a advogada da Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), Gabriela Lustosa; e o assessor da Fenatac, Humberto Junqueira. A agenda também contou com o apoio do presidente do Conselho do SEST SENAT Centro-Oeste, Paulo Lustosa.

 

Foto: Divulgação CNT 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.